Pecuária
Compartilhar

Pasto maternidade diminui taxa de mortalidade nos rebanhos

A criação de um pasto maternidade pode ajudar a diminuir a taxa de mortalidade nos rebanhos. O pasto maternidade foi idealizado para que tanto a vaca quanto o bezerro sejam assistidos de forma adequada e rápida. Especialistas lembram que a alimentação e o manejo escolhidos no período em que as vacas estão prenhas até o início da parição são fatores que refletem diretamente na sobrevivência dos animais nascidos e na qualidade futura dos produtos.

Na pecuária extensiva, os primeiros dias de vida são os mais críticos de todo o processo de criação dos animais devido à alta taxa de mortalidade de bezerros. O gerente técnico de Corte da empresa Alta de melhoramento genético, Fernando Andrade, ressalta a relevância do período:

– A partir dos primeiros sinais de parição da vaca, alguns cuidados necessitam ser tomados. O primeiro passo é encaminhar o animal para o pasto maternidade – piquete separado do rebanho.

pasto maternidade pecuaria

O parto deverá ocorrer após quatro horas do rompimento da bolsa. Caso este processo não aconteça, de forma natural, a vaca será socorrida para que o bezerro não morra. Após o nascimento, o bezerro e a vaca devem ser observados diariamente enquanto permanecerem no pasto maternidade. O horário ideal para as visitas é a parte da manhã, antes do sol esquentar. Após este período, a vaca esconde o recém-nascido e dificulta o trabalho de análise. Logo no primeiro dia, o bezerro passa por alguns procedimentos como: cura do umbigo; aplicação do vermífugo e identificação através de uma tatuagem ou um picote. Os técnicos alertam que é de extrema importância que o animal mame nas primeiras oito horas de vida, para que crie anticorpos para sua proteção nos primeiros quatros meses.

A próxima etapa é a transferência da vaca e filhote para a creche. O período de permanência no local é de até 30 dias. Este tempo poderá variar dependendo da necessidade do animal. Na Fazenda Santa Marta, localizada em Campo Florido (MG), o cuidado com as vacas e os bezerros recém-nascidos é a prova do sucesso. Hoje, o rebanho conta com 1.200 matrizes em cria, como lembra o zootecnista da fazenda Santa Marta, Daniel Anelli.

– Com o piquete maternidade é possível dar mais atenção para parição. Caso contrário, os partos ocorrem em diversos locais na fazenda. Não é possível controlar o nascimento na época certa e propiciar todos os cuidados que algum bezerro necessite caso nasça debilitado.

Fonte:RuralBR

Foto: Reprodução/Canal Rural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial