Pecuária
Compartilhar

Meio sangue Girolando vence Megaleite com produção de 85 litros/dia

A Megaleite, uma das maiores feiras de pecuária leiteira do país, em Uberaba (MG), premiou, na semana passada, vacas com alto potencial genético, que bateram recordes mundiais de produção leiteira. Logo que conquistam o título, muitos animais já têm seu valor de mercado supervalorizado. O evento – uma maratona de três dias em ordenha, boa alimentação e muito cuidado – reuniu diferentes raças, mas buscou uma única finalidade: potencializar ao máximo a produtividade que cada bovino pode expressar em condições de competição.

Foram três dias em ordenha, boa alimentação e muito cuidado. O torneio serve de termômetro para os pecuaristas que buscam boa genética na produção de leite. O prêmio de grande campeã da raça gir leiteiro foi para Hastra TE Monte Verde, com uma média de 50,17 quilos de leite. Da raça girolando, participaram 51 animais de diferentes cruzamentos. A vaca Muralha Dramatic da Santa Luzia, meio sangue girolando, foi a grande campeã da raça, com mais de 85 litros de leite por dia. Com esse resultado, o animal, que foi comprado em abril por R$ 12 mil, passou a valer mais de R$ 300 mil.

megaleite uberaba

– O animal que ganha o torneio da Megaleite tem seu preço supervalorizado. Metade desse animal e a busca por prenhes e frutos dele já estão sendo procurados por vários criadores – explica o coordenador Programa de Melhoramento Genético da Girolando, Marcello Cembranelli.

A meio sangue Magda Bandoli ocupou o segundo lugar na raça girolando, com uma produtividade de 77,83 quilos de leite por dia. Na categoria novilha meio sangue, o destaque foi para Grasi Wildman, de dois anos. A produtividade impressionou até o dono da fêmea:– Trouxe essa novilha com a intenção de bater o recorde da minha outra. Uma novilha com 25 meses dá 61,5 quilos. É coisa de outro mundo! Nunca existiu uma novilha com essa idade que fosse girolando e que desse esse leite – comenta o pecuarista Eurípedes José da Silva. Na categoria 5/8, Germina Diana bateu recorde nacional da categoria: mais de 66 quilos. Ela é filha do touro Toy Story.

– Fazendo um acasalamento corretivo, usando o touro como Toy Story, que é o único touro da raça holandesa a produzir mais de dois milhões de doses, é que se cria um animal com tal destaque produtivo – destaca o produtor Francisco Aragão.

No cruzamento 1/4 de sangue, a novilha Obra Prima produziu mais de 61 quilos – um recorde da categoria e da Megaleite. A produtividade gera valorização do animal, porque essa é uma característica que facilmente passa para as futuras gerações.

– A produção de leite tem alto grau de herdabilidade, então, é claro que ela tem uma chance muito grande de transmitir esse potencial de produção para suas filhas. Por isso tem que valer muito – explica o pecuarista Francisco Aragão.

A Megaleite aconteceu até domingo, dia 07, no Parque Fernando Costa.

Fonte: Canal Rural

Foto: Nauro Júnior

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial