Pecuária
Compartilhar

ExpoZebu 2013 – Mercado de genética aquecido traz bons resultados

expozebu 2013

Encerrou nesta última sexta, 10, em Uberaba (MG), a 79ª ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo. De palco político nas decisões para o futuro de uma pecuária sustentável até a festa dos grandes campeões de 10 raças zebuínas na pista de julgamento, o mercado de genética deu sinais de que está aquecido. A edição de número 79 do evento fez história. Marcou os 10 anos da Brazilian Cattle, fortalecendo o departamento internacional da ABCZ.

A feira recebeu mais de 300 visitantes de 23 países que vieram para investir. Debateu todos os elos da cadeia produtiva da carne e do leite, desde a propriedade até a mesa do consumidor. No leite, o desempenho cada vez mais confiável da genética é traduzido nos números dos programas de melhoramento genético.

– Pode comprar um reprodutor ou sêmen de reprodutor e saber que a filha daquele touro vai produzir leite ou vai ter uma altura de garupa, perímetro torácico ou qualquer característica morfológica numa confiança de 80% a 90%, então eu consigo construir minha vaca hoje através dos testes de progênie – afirma Guilherme Marques, gerente de leite da Alta Genetics.

O mercado surpreendeu e se mostrou forte na liquidez dos leilões. O faturamento registrado foi de R$ 49,346 milhões em 40 leilões, R$ 500 mil a mais do que no ano passado. O resultado mostrou que o que sai da pista de julgamento está se aproximando mais do mercado de produção de carne. Uma ExpoZebu funcional com as metas econômicas alcançadas palco das discussões que traçaram novos rumos para uma pecuária sustentável. O fortalecimento das raças zebuínas, seguindo a tendência do mercado moderno para a produção de carne e de leite, a vitrine genética zebu para o mundo encerrou com os grandes campeões na pista de julgamento. Uma festa que vale a conquista de um campeonato. Fácil perceber na imponência do grande campeão nelore Elkro Fiv da Fazenda Nova Trindade. O protocolo foi resgatado como se fazia há 20 anos. No último dia, todas as 10 raças zebuínas com os grandes campeões e as grandes campeãs no mesmo momento recebendo a premiação, incluindo os tratadores recompensados em dinheiro.

Fonte: Canal Rural

Foto: ABCZ/Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial