Agronegócio
Compartilhar

Ministro Mendes Ribeiro recebe pedido de atenção para uso de agrotóxicos no País

Mendes recebe pedido de atenção para uso de agrotóxicos no País

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu, na última quinta-feira (13) em Porto Alegre, documento do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) contendo sugestões para que seja promovida uma racionalização do uso de agrotóxicos no Brasil. “Sabemos das dificuldades de fiscalização que existem hoje. Estamos tentando mudar critérios. Pela proporção continental do Brasil e a diversidade de climas e culturas, esse processo precisa ser regionalizado”, acredita Mendes.

O material repassado ao ministro pede a criação de um programa de monitoramento de resíduos agrotóxicos, evidenciando que o trabalho já realizado pelo Ministério da Agricultura e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem um número de amostras ainda a crescer para atender a produção agrícola nacional, descreve o documento.

Segundo dados da Anvisa, o Brasil é hoje responsável por 19% do consumo de químicos no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Foram utilizadas 900 mil toneladas de defensivos agrícolas em 2011 no País. Mendes Ribeiro prometeu analisar o pedido e fazer parcerias com órgãos regionais para atender a situação atual.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Foto: Edilson Alves, Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial