Mangalarga Marchador
Compartilhar

Mangalarga reúne bons andamentos, resistência e docilidade

cavalo mangalarga

O cavalo da raça mangalarga, que em São Paulo se chama mangalarga paulista e em Minas Gerais é mangalarga marchador, é um cavalo de sela, que reúne todas as características que se espera de um animal que recebe este título. Comodidade para o cavaleiro, bons andamentos, resistência, docilidade. Um animal que desde a origem foi selecionado para o trabalho e para o esporte.

Para atender as demandas da lida com o gado ou as exigências dos atletas, esse cavalo precisava ter membros, garupa e tronco fortes, mas com uma frente leve e paleta inclinada e comprida. O cavalo mangalarga se desenvolveu no Brasil a partir de animais trazidos de Portugal e é uma raça que está intimamente ligada à família Junqueira.

Francisco Marcolino Diniz Junqueira começou a criar o cavalo mangalarga ainda moço, seguindo a tradição da família. Na fazenda Santana da Estiva, em Morro Agudo, norte de São Paulo, tem hoje mais de 80 animais. Alguns deles com muitos títulos, como o Juazeiro FDT, campeão de marcha trotada na cidade de Barretos no ano passado. Para o criador, as diferenças que separam as linhagens do mangalarga paulista do marchador, criado em Minas Gerais, são apenas detalhes.

São duas seleções distintas, o grupo que seleciona uma não é hoje o mesmo grupo que seleciona a outra, mas, as origens são as mesmas e foram separadas apenas por características burocráticas.

CANAL RURAL

Foto: ABCCMM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial