Pecuária
Compartilhar

Jersey – Rústico e adaptado ao clima do RS, gado jersey oferece leite de alta qualidade

Jersey - Rústico e adaptado ao clima do RS, gado jersey oferece leite de alta qualidade

Rebanho jersey oferece leite com maior nível de proteína e gordura, conforme associação.

Criadores da região sul do Rio Grande do Sul apostam em uma das raças bovinas que mais cresce no Brasil. O jersey é um gado rústico, que se adapta com facilidade ao clima e ao relevo gaúcho. Para fornecer à indústria um leite de maior qualidade, no entanto, os produtores precisam adotar cuidados especiais.

O presidente da Associação dos Criadores Jersey do Estado, Fernando Müller, explica que a criação da raça teve início na Ilha de Jersey, na Inglaterra, e chegou ao país em 1986.Os primeiros quatro animais foram trazidos pelo, na época, deputado e governador do Rio Grande do Sul Joaquim Francisco de Assis Brasil. O pecuarista fez do Castelo do município Pedras Altas (RS) o berço do jersey no país.

Segundo Müller, a filha de Assis Brasil, Joaquina, foi a primeira presidente da Associação, fundada há 74 anos e até hoje com sede em Pelotas (RS). Apesar de perder em número para a raça holandesa, o rebanho jersey produz um leite com mais proteína e gordura, ainda de acordo com o dirigente. O alimento produzido no Estado é negociado com 15 cooperativas. Algumas delas oferecem assistência técnica gratuita aos produtores, para garantir a qualidade do produto encaminhado à indústria.

Foto: Miro de Souza

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial