Agronegócio
Compartilhar

Ferrovia Norte-Sul na pauta da Comissão de Agricultura

ferrovia norte sul

A Ferrovia Norte-Sul é uma obra essencial para a integração logística da Região Sul e seu traçado atenderá os três Estados do Sul.

Nesta terça-feira (18/09), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal realizará audiência com os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e  dos Transportes para debater o impacto econômico que a Ferrovia Norte-Sul vai trazer para os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Mapa estará sendo representado pelo o assessor especial do Gabinete do Ministro, Francisco Jardim. A Ferrovia Norte-Sul é uma obra essencial para a integração logística da Região Sul e seu traçado atenderá o centro agroindustrial do oeste do Paraná, e ainda, poderá passar pelo centro da região das Missões, no Rio Grande do Sul, onde a produção de grãos (arroz, trigo, soja, etc.) terá suas exportações alavancadas. Seguindo os trilhos cruzarão a região de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada, que entre outros municípios, corresponde a quase 100% da exportação de tabaco no País, até chegar ao Porto de Rio Grande, próximo à divisa com o Uruguai.

O evento poderá apontar ainda as possibilidades levantadas pelos parlamentares de conexão com outras linhas férreas, como por exemplo a Ferrovia do Frango (em licitação), que partirá do oeste de Santa Catarina em direção ao porto de Itajaí. No Rio Grande do Sul, existe a possibilidade de ligação com a ferrovia que vem de Uruguaiana e é interligada a linhas argentinas. (Fonte: Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal /Mapa) 

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Foto: Blog do Planalto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial