Pecuária
Compartilhar

Carne bovina está mais barata para o consumidor final no Sul do Brasil

Carne bovina está mais barata para o consumidor final no Sul do Brasil

Depois da alta nos preços da carne suína e da carne de frango nos supermercados da região Sul do Brasil, a carne bovina que chega a Santa Catarina está mais barata.

O pecuarista Wilson Locatelli é um dos maiores produtores de gado de corte da região. Apenas em uma área de terra da propriedade, 800 cabeças estão na engorda. A pastagem é formada basicamente por aveia e azevém. O boi é entregue com 18 meses, pesando uma média de 480 quilos. O novilho precoce é considerado a carne de melhor qualidade. Com a estiagem registrada na região nos últimos dias, o pasto não vingou e o gado ganhou pouco peso. Locatelli estima que vai ter que vender o animal com 50 quilos a menos.Diante desta situação, a tendência é que o preço da carne ficasse mais cara para o consumidor. Mas não é essa a realidade encontrada em Chapecó. Santa Catarina não produz carne bovina suficiente para abastecer o mercado local. A maior parte vem dos Estados do Mato Grosso e Goiás, que tiveram chuvas abundantes e boa produção. A explicação pra essa baixa dos preços é a queda nas exportações e o aumento no consumo de outras carnes. Entretanto, a tendência do mercado é que aconteça um ajuste natural de preços, e a carne volte a subir nos próximos meses.

Foto: Mateus Bruxel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial