Agronegócio
Compartilhar

Câncer – Órgão europeu divulgará análise sobre milho transgênico da Monsanto

milho transgenico pode causa cancer

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês) informou nesta quarta, dia 26, que publicará na próxima semana uma análise preliminar de um estudo que alega que uma variedade de milho transgênico da empresa americana Monsanto causa câncer.

Segundo a EFSA, uma força tarefa multidisciplinar avaliará a pesquisa da Universidade de Caen, na França, e publicará uma resenha científica inicial como primeiro passo de um processo de duas partes. Se lacunas de informação forem identificadas, a EFSA disse que vai entrar em contato com os autores do estudo para pedir mais detalhes da metodologia usada por eles em dois anos de pesquisa.

Segundo a entidade, a avaliação preliminar deve contribuir para uma análise mais abrangente que será publicada nas próximas semanas como segunda parte do processo. A pesquisa divulgada na semana passada na revista científica Food and Chemical sugeriu que ratos alimentados por dois anos com a variedade transgênica NK603 da Monsanto desenvolveram mais tumores e outras doenças graves do que um grupo alimentado com milho comum. Além disso, ratos expostos ao herbicida Roundup da companhia americana também apresentaram mais sintomas de doenças que o outro grupo.

Os pesquisadores recomendaram a realização de mais estudos para avaliar os efeitos tóxicos de transgênicos na saúde humana, principalmente combinados com herbicidas. A variedade NK603, que a Monsanto vende como milho Roundup Ready, é resistente ao herbicida. A empresa vende os dois produtos juntos como estratégia para o controle de pragas. Ontem, a Rússia proibiu as importações do transgênico e pediu informações à EFSA sobre o assunto.

Fonte: Rural BR com informações da Agência Estado

Foto: Adriana Franciosi/Agencia RBS

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial