Últimas Notícias
Compartilhar

Cenário da música sertaneja = Não tá fácil pra ninguem

nao ta facil pra ninguem

Cenário da música sertaneja = Não tá fácil pra ninguem.

Segue abaixo a exelente reportagem do jornalista Andre Piunti

“Já passamos da metade de 2011 e ainda não há um hit ou dupla que mereça ser chamada de “o grande destaque” do ano, ao contrário do que tem acontecido, pelo menos, há cinco anos.

Claro que, no geral, o ano é indiscutivelmente de Paula Fernandes, mas o assunto aqui é especificamente sobre esse novo sertanejo, que faz surgir duplas em uma velocidade descontrolada.

Um dos indícios de que 2011 não tem sido dos mais fáceis, é a falta de um grande sucesso quase unânime, daqueles que todos sabem cantar, mesmo não gostando dele.

O que corrobora essa ideia é o aumento de canções regravadas do Nordeste e lançadas como música de trabalho. Até o final do ano, essa prática vai se repetir mais algumas vezes e com duplas de sucesso, o que transparece uma dificuldade que atinge quase todos os cantores atualmente: o repertório.

Colocando-se de lado as críticas sobre regravações do Nordeste, essa prática denota, de forma clara, que tem se tornado cada vez mais difícil entender o que esse público novo quer ouvir. Logo, entre uma canção inédita e uma música já gravada e testada em outra região, fica-se com a que tem supostamente a menor margem de erro.

O argumento de que “esse sertanejo novo é tudo igual”, utilizado frequentemente por quem nunca aceitou essa nova fase da música sertaneja, começa a fazer sentido até para os que defendem a nova safra. Quem é mais ligado em internet e gosta de baixar novidades, tem visto a cada dia surgir artistas nada originais.

Como ninguém sabe ao certo o estilo que mais agrada hoje, tem sido mais fácil colar nos já bem sucedidos. Acontece é que os já bem sucedidos também encontram dificuldades para entender o próprio público, e mesmo que financeiramente a situação seja tranquila, ninguém nada de braçadas na questão musical.

Abaixo, divido com vocês um vídeo que nada mais é do que um sinal dos tempos. Tom e Arnaldo são de Ribeirão Preto e formam uma dupla bastante conhecida no circuito de grandes festas universitárias.

Na semana passada, eles lançaram um clipe da música “Dança com Tudo”, versão de “Danza Kuduro”, que tem um refrão semelhante aos refrões conhecidos de quem já foi passar férias em Porto Seguro: “a mão pra cima, cintura solta, dá meia volta, dança com tudo”. No vídeo, a dupla faz a coreografia.”

Veja abaixo o clipe da musica

Fonte: Andre Piunti

Veja também:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial