Rodeios
Compartilhar

Queima do Alho em Barretos

Tradição dentro do prato!

Queima do Alho em Barretos

Queima do Alho em Barretos

Foto: André Monteiro

O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e é uma das principais atrações em festas agropecuária, encontros de comitivas, cavalgadas. Arroz carreteiro, feijão tropeiro, carne de churrasco serenada e paçoca de carne feitas em fogão improvisado bem próximo do chão compõem o cardápio que vem sido mantido há décadas e integra a programação da Festa do Peão de Barretos.

No passado, a comida tropeira era por si só simples prática e de muita “sustança”, como os próprios tropeiros a definiam. O básico que o tropeiro levava para comer no caminho era o feijão, o arroz, a carne-seca e o toucinho. Depois vinham os acompanhamentos, como as farinhas de milho e de mandioca, o sal, o alho, a rapadura ou açúcar e o pó de café. Tudo transportado em “bruacas de carga” (caixas de madeira encapadas de couro) no lombo de mulas.

Hoje, mesmo com todas as inovações da culinária gourmet, a Festa do Peão de Barretos faz questão de manter o preparo exatamente como era feito pelas comitivas, durante o concurso que elege a melhor Queima do Alho do Brasil.

As comitivas de cozinheiros participantes devem usar utensílios da época e ingredientes que mantenham o sabor desta tradição. O segredo é não inovar e sim preparar o prato mais saboroso sem as facilidades e luxos da cozinha moderna.

O concurso da Queima do Alho em Barretos acontece no dia 27 de agosto, no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão. No entanto, nos outros dias de Festa também é possível experimentar a legítima comida tropeira no mesmo local nas seguintes datas 20/08 – almoço 12h às 15h e jantar das 19h às 22h; 21/08 – almoço 12h às 15h e jantar da 19h às 22h; 27/08 – jantar das 19h às 22h; 28/08 – almoço 12h às 15h.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial