Bruna Viola
Compartilhar

DVD “Melodias do Sertão” – Bruna Viola

Que as mulheres estão atravessando o auge no sertanejo, isso ninguém tem dúvida, mas a matogrossense Bruna Viola traz um diferencial, manter o sertanejo raiz e o legado da viola caipira nas paradas de sucesso do Brasil. 

Na semana passada, tive o prazer de conhecer a bela e “bruta” cantora matogrossense Bruna Viola. Na ocasião, fui convidado para participar da coletiva de imprensa e do lançamento do CD e DVD “Melodias do Sertão”, pela Universal Music. 

DVD "Melodias do Sertão" - Bruna Viola

Foto: Leco Viana

Eu já acompanhava a carreira de Bruna desde de 2011, quando recebi o telefonema de uma amiga do Paraná, me falando do talento dessa menina do interior. Desde o início ficou claro que Bruna era diferenciada, com um jeitão rústico, personalidade forte e um talento indiscutível com a viola caipira, a menina brilhava e chamava a atenção por onde passava. Ficou claro também, que era uma questão de tempo até que esse talento fosse descoberto por um grande selo musical.

DVD "Melodias do Sertão" - Bruna Viola

Foto: Leco Viana

Durante a coletiva, Bruna se sentiu muito a vontade, brincou com os jornalistas e conduziu, como poucos, a entrevista a seu favor. Para quem ainda não conhece a cantora, vale comentar que ela é fã assumida do Sertanejo Raiz, suas influências e referências são nada mais nada menos que Tião Carreiro e Pardinho, Inezita Barroso, Carreiro e Carreirinho, Cacique e Pajé, Zico e Zeca, Lourenço e Lourival, Goiano e Paranaense, Ronaldo Viola,  Zé Mulato e Cassiano, entre tantos outros mestres da nossa rica cultura sertaneja.

Apaixonada pela viola caipira desde pequena, Bruna revelou que o instrumento não foi o primeiro que ela aprendeu a tocar. Aos dez anos, quando pediu de presente de Natal uma Viola, a mãe da artista, sem saber diferenciar viola e violão, acabou presenteando a filha com um violão. A pequena Bruna ficou um ano aprendendo a tocar violão até que, no outro Natal, pediu novamente a Viola Caipira de presente para a mãe e desde então, nunca mais largou o instrumento, sua marca registrada.

DVD "Melodias do Sertão" - Bruna Viola

Foto: Divulgação

Outra curiosidade sobre Bruna é o fato dela ser muito ligada a Tião Carreiro e Inezita Barroso. Bruna comentou que, toda vez que vai subir no palco, ela pede para que Tião segure a afinação de sua viola e para que Inezita cuide de sua voz. Tal admiração lhe rendeu uma tatuagem do ídolo violeiro no antebraço. Bruna falou também que teve o prazer de conhecer Inezita e participar 8 vezes de seu programa, sobre a apresentadora a artista comentou: “Eu aprendi muito com ela, aprendi sobre história da música sertaneja, sobre modas de viola, ela foi imprescindível para o meu crescimento como pessoa e como artista.”

Sobre o DVD “Melodias do Sertão”

DVD "Melodias do Sertão" - Bruna ViolaAo assistir o DVD “Melodias do Sertão”, pude observar que, no seu primeiro registro em vídeo, a artista veio com um repertório repleto de canções clássicas como “Pagode em Brasília”, “Caminheiro”, “Rio de Lágrimas”, “Chora a Viola”, “Marvada Pinga”, entre outras. Uma escolha quase que natural, tendo em vista a grande afinidade com o gênero, contudo, a sua expressão corporal e sua técnica apurada com a viola, conseguiram dar um toque único a estas canções, saindo assim do tradicional. Como fã assumido da tradição, posso garantir que ficou ótima a maneira como Bruna apresentou a releitura destes grandes sucessos da música raiz.

No entanto, para a minha grata surpresa, o DVD me deu a chance de conhecer um outro lado da artista, desconhecido até então. Nas canções “Sem você fico sem mim”, “Você não Sabe” e “Melodias do Sertão”, pude observar uma Bruna romântica, sem chapéu e viola na mão, mas que, em momento nenhum pareceu estar desconfortável com o figurino, muito pelo contrário, as canções revelaram uma nova face da “bruta”, que deverá agradar muito o público mais urbano, aumentando assim a base de fãs dessa grande violeira.

Bruna Viola tem apenas 23 anos de idade e, embora a pouca idade, já possui impressionantes 12 anos de carreira. Para nossa felicidade, o DVD “Melodias do Sertão” vem para coroar todo o sacrifício desse tempo de trabalho, assim como também resgatar um pouco da nossa cultura e tradição sertaneja, viva a moda de viola!

Assista abaixo o Teaser do DVD “Melodias do Sertão”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial