Compadre Moreira e Adelaide
Compartilhar

Compadre Moreira e Adelaide

Um pouco da história de Compadre Moreira e Adelaide

Bom dia amigo, amante da música sertaneja e leitor do Sertanejo Oficial, hoje você vai conhecer um pouco da história da dupla Compadre Moreira e Adelaide. Sempre agradecendo a nossa companheira pesquisadora Sandra Peripato.

Valdemar Moreira (Compadre Moreira), nasceu em Cândido Mota-SP em 04 de janeiro de 1933. Em 1940, aos sete anos, recebeu a primeira proposta para formar uma dupla. Ele já cantava e contava piadas. Formou sua primeira dupla com Jesus Carmona com quem trabalhou por dois anos no circo de Nhô Fio. A dupla trabalhou na Rádio Difusora da cidade de Assis.

Compadre Moreira e AdelaideEm 1944, foram contratados para fazer apresentações na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Em 1950, conheceu sua futura esposa, Adelaide Balbo Moreira (Adelaide) nascida na cidade de Assis-SP, em 05 de outubro de 1937. Com a mulher e o artista Bio formou um trio, com Adelaide executando as funções de acordeonista e posteriormente contracenando em cenas cômicas com o marido.

Em 1964, Compadre Moreira e Adelaide gravaram um primeiro disco em 78 rpm pela Califórnia. Em 1967, lançaram um LP contendo canções e piadas. Em 1969, gravaram “Dança comprida”, de Francisco Lacerda e Ricardo Jardim, “O Caloteiro”, de Compadre Moreira e Luiz de Castro, e “Minissaia do Sertão”, de Adelaide. Em 1970, lançaram o LP “O Rei dos Xerifes”, com destaque para “Eu Só Sei Fazer Pelota”, composição de Compadre Moreira em parceria com Zé Matuto. Em 1971, gravaram o LP “O Xerife da Pistola de Ouro”, com números cômicos intercalados com músicas. Em 1972, lançaram novo LP em que se destacaram “Santa Crioula da Pensão”, de Edward Di Marchi, e “Xote das Formigas”, de Sidney Wyss Barreto. Fizeram apresentações nas TVs Record e Gazeta. No mesmo ano atuaram no programa “Linha Sertaneja”, ao lado de Edgard de Souza e Carlos Alberto, na TV Globo do Rio de Janeiro.

Escute abaixo “Chaninha da Comadre” de Compadre Moreira e Adelaide

Em 1974, Compadre Moreira e Adelaide lançaram “Bang Bang do Outro Mundo”, em que interpretaram músicas de terror e humor, e que fez sucesso com “A Cartilha Musical”, parceria de Compadre Moreira com o conhecido compositor Nhô Pai. Em 1975, gravaram o LP “O Rei do Riso”, coletânea de piadas, contendo ainda algumas músicas. Em 1977, lançaram LP em que se destacaram duas composições de Compadre Moreira em parceria com o sanfoneiro e radialista paulista Zé Béttio, “Não Quero morrer Encalhado”, e “Segura o Bode”. No mesmo ano, Compadre Moreira interpretou o personagem Zé Preguiça no filme “Chumbo Quente”, de Cleri Cunha no qual os personagens principais eram Léo Canhoto e Robertinho. Em 1981, gravaram pela Tocantins as composições “Meu Sabiá”, de Paulinho Gama, “Meu Burro é um Barato”, de Compadre Moreira, e “Égua Preta”, de Compadre Moreira, Atílio Versuti e Jeca Mineiro. Nos anos de 1980, deixaram de apresentar-se em rádios, dedicando-se apenas ao circo comprado por seus filhos. Compadre Moreira foi dono de circo e excursionou por São Paulo, Mato Grosso e outros estados.

No ano de 1985, Adelaide sofreu um acidente e a carreira foi encerrada. Em 1999 ela veio a falecer. Em 2000 Compadre Moreira lançou duas coletâneas com o melhor de carreira, em homenagem a sua esposa e parceira artística. No ano de 2001, Compadre Moreira volta a gravar, pela Tocantins o CD “Rir é o Melhor Negócio” com participação do seu filho Edson Antônio Moreira, narrando as anedotas. Compadre Moreira faleceu em novembro de 2009, aos 76 anos de idade.

Compadre Moreira foi uma lenda viva da era do circo e do rádio. Um artista linha classe A, que o tempo implacável, como não poderia ser diferente, mudou a aparência física, mais não mudou o espírito.

Amigos, semana que vem tem mais sobre a nossa musica sertaneja, grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial