Inezita Barroso
Compartilhar

Um pouco da história de Inezita Barroso

Um pouco da história da nossa eterna "Dama da Música Raiz", Inezita Barroso

Um pouco da história de Inezita Barroso

Amigo, amante da música sertaneja e fã do site Sertanejo Oficial, hoje viemos prestar uma homenagem a nossa eterna “Dama da Música Raiz”, nossa querida Inezita Barroso, que faleceu em 08 de março de 2015, em São Paulo.

Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu em 4 de março de 1925, em São Paulo. Ela começou a cantar aos sete anos e, aos onze, passou a estudar piano. A carreira ganhou força já durante os anos 40, quando cantava músicas folclóricas compiladas por Mário de Andrade, na Rádio Clube do Recife. Em 1950, começou a atuar na Rádio Bandeirantes.

Um pouco da história de Inezita Barroso

Um pouco da história de Inezita Barroso

O primeiro disco veio em 1951, com músicas como “Funeral de um Rei Nagô” e “Curupira”. Mas foi dois anos depois que vieram dois de seus maiores sucessos. Ela gravou “Marvada pinga”, de Cunha Jr; e “Ronda”, de Paulo Vanzolini. Em 1954, passou a apresentar programas sobre folclore. O ano de 1958 foi o da gravação de “Lampião de gás”. Ao todo, lançou 80 discos, com mais de 900 músicas. Em 2009 lançou seu mais recente trabalho, e em 2013 gravou o primeiro DVD.

Foram lançados 3 livros contando sua vida. O primeiro por nome “A Menina Inezita Barroso” de autoria de Assis Ângelo, lançado em 2011, o segundo da Série Aplauso da Imprensa Oficial por título “Com a Espada e a Viola na Mão” de autoria de Valdemar Jorge, lançado em 2012, e o terceiro lançado em 2013 com o título “Inezita Barroso – A História de uma Brasileira”, de autoria de Arley Pereira.

Como atriz, atuou em 9 filmes: “Ângela” em 1950, “Destino em Apuros” e “Mulher de Verdade” em 1953, “O Craque” e “É Proibido Beijar” em 1954, “Carnaval em Lá Maior” em 1955, “O Preço da Vitória” em 1956, “Isto é São Paulo” em 1970, e “Desejo Violento” em 1978.

Ela continuou gravando programas de TV e lançando músicas. Para as novas gerações, era mais conhecida como a apresentadora do programa “Viola, minha viola”, no ar na TV Cultura desde 1980. Os primeiros apresentadores foram Moraes Sarmento e Nonô Basílio, mas logo ela começou a participar. Depois, passou a apresentar sozinha.

Um pouco da história de Inezita Barroso

Um pouco da história de Inezita Barroso

Inezita Barroso é considerada uma das principais cantoras da música sertaneja brasileira. É reconhecida como a mais antiga e mais importante expressão artística da música caipira no País. Ela nasceu em São Paulo e fez carreira no rádio e na televisão, além de passagens pelo cinema e teatro, onde atuou e produziu espetáculos musicais. Em novembro de 2014, ela foi eleita para ocupar uma das cadeiras na Academia Paulista de Letras.

Em dezembro de 2014, Inezita foi hospitalizada após cair dentro de casa. Na ocasião, de acordo com o hospital, ela teria caído da cama e apresentava dores nas costas.

Inezita Barroso morreu na noite do dia 08 de março, de 2015, aos 90 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A artista estava internada desde 19 fevereiro e completou 90 anos no último dia 4 de março. Ela deixa uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos, uma legião de fãs e um vazio na cultura sertaneja.

Assista abaixo algumas músicas com a nossa eterna “Dama da Música Raiz” interpretando.

“João de Barro”- por Inezita Barroso

“Flor do Cafezal”- por Inezita Barroso

Por: Luiz Henrique Pelícia (Caipirão) para o site Sertanejo Oficial

Fotos: Internet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial