Últimas Notícias
Compartilhar

Sertanejo Raiz – Um pouco da história de Valderi e Mizael

Bom dia amigo e fã do site Sertanejo Oficial, amante da música sertaneja, hoje você vai conhecer Um pouco da história de Valderi e Mizael , agradecendo a pesquisadora e jornalista Sandra Peripato.

José Rodrigues de Carvalho, o Valderi, nasceu em Mortugaba, no estado da Bahia. Mauro Petenuci, o Mizael, nasceu em Ubirajara, no interior do estado de São Paulo, e faleceu na capital paulista no dia 05 de fevereiro de 2008, aos 64 anos de idade. Ambos se conheceram no ano de 1972, quando a dupla se formou.

Valderi e Mizael participaram durante 15 anos do programa “Linha Sertaneja Classe A”, sob o comando de Zé Béttio e José Russo, na Rádio Record de São Paulo. Depois foram mais 5 anos na Rádio Capital de São Paulo.

O primeiro LP da dupla foi “O Divórcio”, gravado em 1977 pela Gravadora Uirapuru/CBS, com destaque as músicas “Espinho na Cama”, “Caminhando Pela Vida” e “O Carro e a Faculdade”.

Gravaram o segundo LP em 1979, também pela mesma gravadora, tiveram como destaque as músicas “Avião das Nove”, “De Cara a Cara” e “Herança de um Carreiro”.

No início da década de 80, Valderi e Mizael trocaram a CBS pela Copacabana. No entanto, como nem tudo é perfeito, eles tiveram que se render aos interesses comerciais da gravadora, além de uma espera de quase dois anos, já que a Copacabana queria recuperar parte do investimento, relançando velhos tapes da dupla, que eram de propriedade da K-Tel.

ARTIGO Valderi e Mizael_logo

Valderi e Mizael gravaram vários discos. Entre os grandes sucessos da dupla, destacamos “A Enxada de Ouro”, “Olho de Vidro”, “Flor de Aquidauana”, “Espinho na Cama”, “Despedida de um Poeta”, “Abismo Cruel”, “O Carro e a Faculdade”, “Centelha Divina”, “Avião das Nove”, “Rei dos Judeus”, “Conselho de Pai”, “Explode Coração”, “Tardes Morenas de Mato Grosso”, “Cidade de Santo André”, “O Mártir do Calvário”, “Rastros na Areia” e “Caminhos de Minha Infância”, entre outros.

A dupla Valderi e Mizael terminou no dia 05 de fevereiro de 2008, com o falecimento de Mizael, aos 64 anos de idade, após um período internado no Hospital das Clínicas de São Paulo. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz, no Bairro Cachoeira, em Curitiba/PR.

Em 2009, cerca de um ano e meio após o falecimento do Mizael, Valderi passou a formar dupla com Jannel (da dupla Julinho e Jannel), lançando um CD. Mas a dupla não foi adiante. Jannel voltou a dupla com seu irmão Julinho e Valderi parou de cantar profissionalmente.

Domingo dia 17 de maio, estive apresentando um encontro de violeiros em Ribeirão Preto denominado “Racha de Viola”, organizado violeiro JC Oliveira do portal Viola de Ouro. Mais de 50 duplas e cantadores estiveram presente entre eles Lourenço e Lourival, Zé Mulato e Cassiano e o Valderi que continua firme acompanhando e defendendo as tradições culturais de nossa terra.

Amigos semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial