Sertanejo Raiz
Compartilhar

Museu Cornélio Pires é reaberto ao público na cidade de Tietê (SP)

O museu ficou fechado por dois anos enquanto passava por uma reforma e os itens ficaram guardados em outro local, no centro da cidade.

Museu Cornélio Pires é reaberto ao público na cidade de Tietê (SP)

Cornélio Pires é considerado o pai “do folclore caipira e da música sertaneja”, nasceu no ano de 1884 e faleceu em 1958, devido sua história, existe na cidade de Tietê (SP) o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Cornélio Pires que recria sua vida através da casa em que ele nasceu. Cornélio foi jornalista, escritor, redigiu mais de vinte livros que retratam o modo de falar dos caipiras da região, com vocabulário e expressões usadas. Foi ainda compositor de 300 canções e o primeiro a lançar um disco de música sertaneja, no ano de 1928.

O Museu Cornélio Pires recriou os cômodos da casa e objetos utilizados na época em que ele viveu lá, a cadeira que costumava se sentar, a cama e os detalhes de seu quarto estão presentes no local. Algumas relíquias também podem ser vistas, como os livros e discos que são exibidos em dois móveis de madeira fechados com vidros.

O Museu Cornélio Pires além de atrair muitos visitantes, atrai também estudiosos que buscam desvendar a história desse ícone da música sertaneja de raiz. Um dos historiadores é Élton Ferreira, natural de Porto Feliz (SP), mas que estuda em São Paulo (SP), ele destaca que cada parte da casa tem seu lado especial e que o local proporciona a troca de informações com outros pesquisadores. “Acho que o Cornélio une os pesquisadores e nós tendemos a fazer uma troca de informações”, disse Élton.

O Museu Cornélio Pires apresenta algumas curiosidades da vida do jornalista, inclusive a respeito de seu nome, o diretor de Cultura, Cláudio Demarque contou essa história. “Convidaram um padre com uma certa idade que tinha problema de surdez, e no dia do batismo, quando todos estavam reunidos, uma tia perguntou qual seria o nome dado ao menino. A mãe falou Rogério, mas como o padre tinha problema de surdez, ele achou que era Cornélio Pires”.

A entrada no local é gratuita, funciona de terça-feira a domingo das 8h às 17h.

Assista abaixo a matéria da TV TEM

Por: Sertanejo Oficial com informações da TV TEM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial