Lourenço e Lourival
Compartilhar

Lourenço e Lourival: conheça um pouco da história da dupla

Boa tarde amigo amante da música sertaneja e leitor do Sertanejo Oficial, hoje você vai conhecer um pouco da história da dupla formada pelos irmãos Lourenço e Lourival.

Nascidos na região de Ribeirão Preto, os irmãos Arlindo (Lourenço) e Antônio (Lourival) tiveram uma infância humilde. Filhos de lavradores, trabalharam na lavoura desde pequenos, mas já sonhavam com a vida artística. Nas horas vagas, a imaginação transformava as enxadas em violas e latinhas velhas em microfones.

Lourenço e Lourival

Sobre Lourenço e Lourival

Aos 14 anos, Lourenço e Lourival começaram a cantar na Rádio 79, em Ribeirão Preto, no programa “Festinha na Roça” do Compadre Barbosa, componente da dupla Barreiro e Barroso.

Aos 15 anos mudaram-se para São Paulo, onde começaram a trabalhar na Rádio América. Foram contratados pela gravadora Continental, ainda com o sêlo Chantecler, onde gravaram 2 discos de 78 rotações e posteriormente seu 1º LP.

Pouco tempo depois foram para a Rádio Bandeirantes, no programa Serra da Mantiqueira e, logo após, para a Rádio Nacional, onde tiveram como companheiros de trabalho nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Abel e Caím, Zé Fortuna, entre outros.

Em 74, Lourenço e Lourival foram trabalhar no programa Linha Sertaneja Classe A, na Rádio Record, juntamente com Zé Bétio e José Russo, onde permaneceram durante 16 anos. Lá receberam o título carinhoso de “As Vozes de Cristal”.

Lourenço e Lourival lançaram mais 30 LPs pela gravadora Chantecler, trabalhos remasterizados e disponíveis atualmente em CDs, e 15 títulos pela gravadora RGE.

Desde 2004, Lourenço e Lourival lançam seus trabalhos pela Gravadora Alegreto. Queridos e respeitados pelos fãs de todo Brasil e até do exterior, como Estados Unidos, Japão e todo Mercosul, não param de viajar, mantendo viva a verdadeira música raiz brasileira.

O pouco tempo livre da dupla Lourenço e Lourival é dedicado às suas famílias e outras atividades paralelas em sua cidade natal, onde fazem questão de permanecer cultivando suas raízes. Como reconhecimento destes trabalhos, foram presenteados em 1997 com o título de “Cidadãos Ribeirão pretanos”.

A humildade e simpatia são marcas registradas destes irmãos, que fazem questão de receber seus fãs e amigos, conquistados ao longo desses mais de 50 anos de muito trabalho.

Cito aqui apenas alguns dos grandes sucessos de Lourenço e Lourival: Menina da Aldeia, Velha Porteira, Como Eu Chorei, Chico Pilão, Lua Branca, Sonho de Caboclo, Franguinho na Panela, Morena dos Olhos Pretos, Condenado Por Amor, Armadilha do Destino, Prego Velho, Pedido de Um Pai, Canga do Tempo, entre outros tantos….

Amigos semana que vem tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial