Jacó e Jacozinho
Compartilhar

Jacó e Jacozinho – Uma dupla de sucesso

Olá amigo amante da música sertaneja e leitor do site Sertanejo Oficial, hoje você vai conhecer um pouco da história da dupla Jacó e Jacozinho, agradecendo a pesquisadora e jornalista Sandra Peripato pelo apoio nas pesquisas.

Sobre Jacó e Jacozinho

Antonio Jacob (Jacó), nasceu em 20 de fevereiro de 1939 e Amado Jacob (Jacozinho) nasceu em 13 de outubro de 1944, ambos na cidade de Assis-SP. Filhos de Gabriel, (conhecido como Jacó da Viola) e de Dona Maria Joana. Jacó e Jacozinho são de uma família de 9 irmãos.

Jacó e Jacozinho

A dupla que se iniciou com o nome Jacó e Jacozinho era formada por Benedito e Amado, que gravaram os dois primeiros discos 78 rpm. Já no primeiro LP, gravado em 1964, a dupla passou a ser formada por Antonio e Amado que permaneceram até 1981, quando faleceu Antônio.

Pedro, que era o oitavo filho do casal, costumava substituir um ou outro em shows e no rádio quando acontecia algum imprevisto.

Iniciaram a carreira em Sorocaba-SP, depois foram para a capital paulista sendo contratados pela Rádio Nacional. Jacó e Jacozinho foi a dupla que mais vendeu discos na década de 1970, ao lado de Tião Carreiro e Pardinho.

Ao todo lançaram mais de 40 discos, tendo sido 28 de Jacó e Jacozinho, 2 de Amado e Antônio entre outros lançamentos.

Em 1980, o Antonio gravou um disco com o Pedro, que ocupou o lugar do Jacozinho, já que Amado se encontrava gripado e não podia fazer o disco.

Em 14 de fevereiro de 1981, Antonio Jacob (o Jacó da formação principal da dupla) faleceu vítima de traumatismo craniano, após uma queda acidental, na qual bateu a cabeça.

A imprensa da época divulgou diversos boatos, informando que um dos irmãos teria sido culpado pela morte do outro. A família se viu obrigada a mover alguns processos judiciais contra os responsáveis.

Amado, o Jacozinho, também gravou 2 discos sozinho, colocando as duas vozes. Logo faleceu por problemas no coração, Pedro Jacob deu continuidade gravando e se apresentando ao lado de seu filho Pedro Rafael Jacob com a dupla Jacó e Jacozito que gravaram 7 CD’s.

Outro filho de Pedro, que tem o nome do avô, Gabriel é musico profissional e já produziu gravações de Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Cezar e Paulinho, Di Paulo e Paulino, Pedro e Thiago, Rio Negro e Solimões, entre outros.

Pedro morreu em 2009 aos 60 anos de idade, por problemas cardíacos. Teve uma outra formação chamada Jacó e Jacó Filho que gravou um CD.

Atualmente existe uma dupla se apresentando como Jacó e Jacozinho, um é sobrinho da dupla original e o outro é um antigo amigo da família Jacob, que comprou a patente do nome da dupla e estão levando o legado de Jacó e Jacozinho por todo Brasil.

Os maiores sucessos das formações de Jacó e Jacozinho são: Papai Me Disse, Castigo de Fazendeiro, Sete Irmãos, A Capa do Viajante, Preto e Branco, Velho Valente, Os Filhos da Bahia, Ladrão de Terra, Muleta de Arueira, Pepino, Filho Pobre, Ninho de Cobra, entre tantos outros.

Amigos semana que vem amigos tem mais curiosidades e histórias da nossa música sertaneja, um grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial