Agronegócio
Compartilhar

Exportações avícolas do Paraná crescem quatro vezes mais que a média nacional em 2014

Os resultados da indústria avícola do Paraná em 2014 permitem a criação de uma nova expressão para simbolizar um crescimento sólido: o ritmo paranaense. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações de carne de frango do estado fecharam o ano com 1,28 milhão de toneladas embarcadas, quantidade 12,5% superior à registrada em 2013, quando o Paraná exportou 1,14 milhão de toneladas. A cifra representa também um crescimento quatro vezes maior que o resultado nacional do segmento e, praticamente, um terço de todo o frango exportado pelo Brasil.

Esse desempenho retornou o valor de faturamento total de US$ 2.363.181.743, ante aos US$ 2.186.170.627 faturados ao longo de 2013. Já os dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) mostram que a produção também cresceu, mas em ritmo um pouco menor. Tal comportamento indica que a atividade está atenta aos humores da economia do país a fim de manter um equilíbrio saudável entre demanda e oferta. Ao longo de 2014 foram abatidas 1,56 bilhão de aves, o que significa um crescimento de 7,2% em relação ao resultado registrado no ano retrasado, quando haviam sido abatidas 1,46 bilhão de aves.

Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, tais números representam a capacidade do empresariado paranaense em buscar novos mercados, a expansão das relações comerciais já consolidadas e a competência em continuar oferecendo um produto que apresenta qualidade, sanidade e competitividade imbatíveis. “Nós transformamos pessimismo em oportunidade. E o que fez isso acontecer, efetivamente, foi a força que os empresários do Paraná têm de transformar a proteína vegetal em proteína animal”, analisa.

Sobre o Sindiavipar

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 44 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 30% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 150 países em todo o mundo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial