Canário e Passarinho
Compartilhar

Canário e Passarinho – Sertanejo Raiz

Olá amigo, amante da música sertaneja e leitor do site Sertanejo Oficial, hoje você vai conhecer um pouco da dupla Canário e Passarinho. Esta pesquisa foi feita com a ajuda da jornalista e pesquisadora cultural Sandra Pericato.

Os irmãos Antônio Bérgamo (Canário) nasceu em 01 de agosto de 1934 e Pedro Bérgamo (Passarinho) em 29 de junho de 1936, ambos em Altinópolis-SP.

Família descendente de italianos, onde três irmãos de uma família casaram-se com com três irmãs de outra, sendo que um desses casais são os pais da dupla (Sr. Vitório e Dona Maria).

Desde pequenos, os irmãos gostavam de cantar, trabalhavam na lavoura e iniciaram a carreira cantando em festas na escola local, inicialmente com os nomes Canário e Canarinho.

Canário e Passarinho - Sertanejo Raiz

Sobre Canário e Passarinho

E no ano de 1959, os irmãos Bérgamo participaram das eliminatórias do Segundo Torneio “Roda de Violeiros”, que se realizou na Rádio Clube de Orlândia-SP e, com o sucesso alcançado, decidiram seguir para a capital paulista onde, de início, trabalharam no Lord Palace Hotel como faxineiros e, algum tempo depois, a jovem dupla Canário e Passarinho se apresentou na Rádio Nacional (hoje Globo) no programa “Alvorada Cabocla”, apresentado pelo Nhô Zé.

E foi em São Paulo que eles gravaram 3 discos 78 rpm com o nome artístico Canário e Canarinho. O primeiro deles em 1961, com as músicas “Adeus” e “Romaria Trágica”. Pouco tempo depois, Canarinho mudou seu nome artístico para Passarinho, pois já havia na época uma dupla chamada “Curió e Canarinho”. E a dupla que passou a se chamar Canário e Passarinho gravou mais três discos 78 rpm, até que conseguiram gravar em 1963 o primeiro LP, na gravadora Continental.

Nos anos de 1966 e 1967, eles ganharam o prêmio de Melhor Dupla do Ano. Canário e Passarinho foram se firmando entre os principais nomes da música sertaneja raiz, tendo gravado cerca de 29 LP’s, alguns compactos, 6 discos 78 RPM, e alguns CD’s.

Tendo sido uma dupla contemporânea da jovem guarda, Canário e Passarinho, em diversos shows até o início da década de 1970, costumavam fazer um “desafio” contra um cantor ou conjunto de “iê-iê-iê” (como era conhecido o “pop-rock” nos anos 1960, em alusão ao “yeah-yeah-yeah” dos Beatles) nas diversas cidades onde se apresentavam, tendo vencido quase todas as vezes.

Outro destaque de Canário e Passarinho são os programas que gravaram em estúdio próprio, distribuindo-os depois pelas diversas emissoras de rádio. E atualmente o Passarinho apresenta o programa “Clube do Passarinho” que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 15:30 às 17:30 hs pela Hertz AM de Franca, e das 8:00 e 9:30 aos sábados.

Canário e Passarinho continuam se apresentando e gravando seus discos, em ocasiões especiais, mantendo fidelidade ao estilo sertanejo raiz, e exibindo inclusive composições bem humoradas em seu repertório, além de interpretações virtuosísticas na viola e no violão.

Seus maiores sucessos são: Gaiola de Ouro, A Missa, Herói Vencido, Chiquita Linda, Burrão Respeito, Cinzas do Passado, Esqueça Coração, o Lencinho, Vinte Namoradas, Relógio Velho, Mulher do Juca, Boêmio Triste, Barata Tonta, Mulher do Coração de Pedra, entre outros.

Amigos, semana que vem tem mais sobre a nossa musica sertaneja, grande abraço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial