Agronegócio
Compartilhar

Tomate produzido pela Embrapa ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, confira!

A Embrapa lançou recentemente o tomate BRS Zamir do tipo cereja, um híbrido que apresenta elevados teores de carotenoide licopeno, antioxidante tido como um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.

Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), o BRS Zamir é representante de uma nova geração de tomates nutricionalmente enriquecidos, ao mesmo tempo em que conserva todas as principais características típicas do segmento grape (textura, sabor e cor).

– A demanda por tomates especiais, do tipo gourmet, tem crescido muito no Brasil. O desempenho do híbrido BRS Zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, comprovadas em testes realizados em Goiás e São Paulo, colocam esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico – avalia o pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate do Centro de Pesquisa.

Com relação a nutrientes, o BRS Zamir também apresenta vantagens como os elevados teores de carotenoide licopeno, em torno de 114 miligramas por quilo de peso, o que confere ao tomate maior quantidade do antioxidante tido como um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares. De acordo com o pesquisador, do ponto de vista do consumidor, esse é um aspecto importante, mas não o único.

– Além da nutrição antioxidante, os frutos desse híbrido apresentam uma combinação bastante equilibrada entre os teores de açúcares e ácidos, resultando em um excelente impacto sensorial/gustativo. Essas características fazem desse tomate um dos mais saborosos dentro do segmento grape – afirma o pesquisador.

Para os produtores rurais, essas vantagens são agregadas a outros componentes de cultivo, a exemplo da produtividade e durabilidade pós-colheita: têm em média oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido. O material, segundo Boiteux, possui um gene que estimula a bifurcação dos cachos e aumenta o número de frutos por penca, o que o torna extremamente atrativo para o produtor.

– O BRS Zamir foi testado por grandes produtores de tomate de Goiânia e teve uma excelente aceitação – registra.

Fonte:Embrapa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial