Pecuária
Compartilhar

Seca fora de época prejudica pastagens e afeta a época de engorda do gado

Com pouca chuva no mês de janeiro, as pastagens secaram e afetaram a dinâmica de engorda do gado, principalmente nas regiões sul, sudeste e nordeste do país, somado a esse fator, o calor afeta drasticamente o metabolismo dos animais, o que faz com que eles diminuam o consumo alimentar, consequentemente, provocando reduções na produtividade de leite e carne. Com o gado engordando menos, o produtor que tradicionalmente deixa o gado para engordar nessa época e vender no início da seca, em abril/maio, poderá ter que vender mais cedo, para evitar o gasto com a suplementação alimentar.

De acordo com as previsões da Somar Meteorologia, a temperatura só vai ficar mais amena a partir do dia 26 de fevereiro, quando as máximas estarão em torno dos 25ºC. Em relação ao volume de chuva, as pancadas diárias só irão superar os 20 milímetros no início de abril. Há previsão de chuva no final de fevereiro, mas os volumes são baixos e a chuva não é persistente.

Resta ao produtor agora rever sua estratégia de venda, para não amargar um prejuízo ainda maior do que o que já vem tendo com a seca fora de época.

Fonte: Sertanejo Oficial

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial