Agricultura
Compartilhar

Safra deve chegar a 193,47 milhões de toneladas de grãos!

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciaram nesta quinta-feira (7) os números da produção de grãos referentes ao 11º levantamento da safra 2013/2014. A expectativa é de que o Brasil alcance uma produção de 193,47 milhões de toneladas de grãos, o que representa um aumento de 4,81 milhões de toneladas em relação ao mesmo período do ano anterior. O trigo foi o destaque com um incremento de 35,7% na produção. Depois do trigo, a cultura da soja registrou bom desempenho com aumento de 5,1%, o equivalente a 4,16 milhões de toneladas.

Para o secretário de Política Agrícola do Ministério, Seneri Paludo, a safra brasileira de grãos sofreu pequena variação e o crescimento do trigo resultou do aumento na área plantada e de melhores condições climáticas. Informou, ainda, que não houve problemas de escoamento da produção dessa safra, em razão de um trabalho entre os ministérios da Agricultura, Transportes e Secretaria de Portos, que derivou na coordenação segura do transporte da região da produção para a região da oferta, inclusive com a redução de 15% do valor do frete.

O levantamento aponta ainda que a área destinada ao plantio de grãos deve chegar a 56,85 milhões de hectares, o que significa uma alta de 6,1% se comparado à área de 53,6 milhões de hectares da safra passada. A cultura de trigo apresentou crescimento expressivo, passando de 2,2 milhões para 2,6 milhões de hectares, um crescimento de 20,7%. Já a soja teve crescimento de 8,7%, passando de 27,7milhões para 30,1 milhões de hectares.

Fonte:MAPA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial