Agricultura
Compartilhar

Safra de soja (2013/14) fecha 5,6% maior que ciclo anterior

No início deste ano, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previa uma safra de soja brasileira superior à americana. Por aqui, a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também era positiva, 90 milhões de toneladas colhidas. Mas o clima frustrou as expectativas e a produção brasileira fechou em 86 milhões de toneladas, 5,6% maior do que a safra passada. A área plantada saltou de 27 milhões para 30 milhões de hectares.

– A seca afetou a lavoura de soja levando a uma redução na produção, principalmente nas pequenas propriedades e isso impactou na nossa produção em geral, frustrando as estimativas de recorde de produção – explica o professor da Universidade de Brasília, Flavio Botelho Filho.

O levantamento da Conab mostrou que o Estado do Paraná foi muito afetado, porque a variação climática atingiu a lavoura em quase todos os estágios de cultivo. Em Mato Grosso choveu na colheita, na última semana de fevereiro, o que prejudicou a qualidade do produto. Em Goiás, o problema foram os períodos de estiagem, em janeiro e fevereiro, na época de enchimento de grãos. A lagarta falsa medideira também provocou perdas e o combate à praga fez com que o custo de produção subisse cerca de 10% em Goiás.

Mesmo com os reflexos no custo de produção, devido à intensificação do combate às pragas, e problemas com o dólar, a rentabilidade da soja ainda é muito boa ao produtor. Em 2013/14, o mercado do grão continuou aquecido, os preços se mantiveram estáveis, com a saca sendo cotada em média R$ 71. Uma tendência que deve permanecer para a próxima safra, assim como o aumento de produção e área plantada.

O controle de pragas vai continuar merecendo atenção redobrada na safra 2014/2015. Segundo o governo federal, alguns produtores estão fazendo safrinha de soja, desrespeitando o vazio sanitário e a rotação de culturas. A prática pode provocar a proliferação de doenças.

Fonte:CanalRural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial