Agricultura
Compartilhar

Oscilação no mercado do milho em 2013 pode refletir na safra 2014

O ano 2013 começou bem para a cultura do milho. Os produtores que apostaram no grão, e conseguiram colher nos primeiros meses do ano, aproveitaram o espaço deixado pela quebra da safra americana, provocada pela seca nos Estados Unidos. Animados com os resultados de 2012, os produtores brasileiros investiram ainda mais na cultura. Capitalizados, aumentaram a área e apostaram na alta produtividade. Porém, o cenário se inverteu: os Estados Unidos conseguiram recuperar a produção e os preços caíram, gerando prejuízos.

No Brasil, a produção bateu recorde e, junto com a dificuldade de escoamento provocada pelos caos logístico, os produtores não estavam preparados para armazenar a produção. Em Mato Grosso, os grãos ficaram a céu aberto. O clima também atrapalhou os planos dos produtores e algumas regiões ficaram até 60 dias sem receber chuvas. Os problemas climáticos somaram com a grande oferta de produto no mercado e os preços caíram a patamares que não cobrem os custos de produção. O lucro que os produtores esperavam da safrinha não veio. O governo entrou para ajudar os produtores, com a realização de leilões, na tentativa de equalizar os preços. Oito milhões de toneladas de milho foram subsidiadas e as cotações do grão pararam de despencar.

O Brasil exportou mais de 20 milhões de toneladas, com capacidade para enviar ainda mais ainda, mais a safra dos Estados Unidos desacelerou os embarques brasileiros. Depois de um ano com tantas oscilações, os produtores já se preparam para enfrentar mais problemas em 2014. Segundo o analista da FC Stones, Glauco Monte, a área plantada deve reduzir cerca de 14 milhões de hectares, dando espaço para a soja.

Fonte: CanalRural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial