Agricultura
Compartilhar

Neri Geller entrega prêmio a produtores com alta performace na produção de soja

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, participou nesta quinta-feira (24) do evento de Premiação dos Campeões do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). Esta é a sexta edição da premiação, que este ano ocorreu no Auditório Maior do Ministério da Agricultura.

No total, dez produtores foram premiados por alcançarem patamares de produção de soja bastante acima da média nacional. Para se ter uma ideia, o vencedor, da Fazenda São Bento, em Guarapuava, Paraná, conseguiu alcançar nesta safra 2013/2014, a média de 117,3 sacos por hectare.

Para Neri, a proeza se deve ao domínio das tecnologias de alta performance pelos produtores, que, em resposta, estão obtendo maior produtividade. “Os produtores brasileiros estão cada vez mais organizados e atentos às novas tecnologias. Em contrapartida, temos nos empenhando em solucionar os gargalos da agricultura, como é o caso dos excedentes de produção. Com isso, vemos um grande avanço no desenvolvimento da agricultura brasileira”, disse.

O desafio, que no primeiro ano – safra 2008/2009 – não teve nenhum produtor obtendo produção acima de 90 sacos por hectare, vem alcançando médias cada vez mais altas, a ponto de, nesta safra, ter todos os produtores com médias acima de 100 sacos por hectare. “Este desafio proposto pelo Cesb faz com que, a cada ano, os produtores se empenhem em produzir mais e mais. Temos apoiado com legislação, orçamento para investir em tecnologias, capacitação e com respostas rápidas aos enfrentamentos necessários. Queremos que o produtor tenha sucesso”, afirmou o ministro da Agricultura, e acrescentou que com tecnologia é possível quebrar as marcas no próximo ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial