Agricultura
Compartilhar

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decreta estado de emergência nos cafezais mineiros…

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretou ontem, dia 13/03, estado de emergência nas lavouras de café de Minas Gerais, estado que concentra a maior área plantada do grão no país. Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, o motivo é o ressurgimento da “pragahypothenemus hampei”, popularmente conhecida como broca-do-café. A praga causa o apodrecimento dos grãos e compromete a qualidade do produto. O ministério fará uma ação de contingência para evitar que o problema atinja outras regiões.

De acordo com a portaria, as justificativas para decretar situação de emergência são “a gravidade, pelo ciclo curto e grande capacidade de proliferação [da praga]; a baixa capacidade de resposta, pela ausência de alternativas eficientes para seu manejo; e os efeitos sobre a economia agropecuária”. O estado emergencial terá duração de um ano e envolverá medidas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Fonte:AgênciaBrasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial