Agronegócio
Compartilhar

MAPA divulga lista de empresas investigadas por uso de natamicina em vinho

O Ministério da Agricultura (Mapa) divulgou nesta sexta, dia 02, uma lista com as 13 vinícolas gaúchas que apresentaram resultado positivo para o antibiótico natamicina, um agente antifúngico que prolonga a conservação do produto, proibido pela legislação brasileira para adição em bebidas.

As empresas são: Vinícola Gilioli, Vinícola Casa Motter, Indústria e Comércio de Bebidas Del Colono, Indústria Vinícola São Luiz, VT Vinhos, Vinhos Bampi, Cooperativa Vitivinícola Forqueta, Cooperativa Vinícola Victor Emanuel, Santini Indústria Vinícola, Vinícola Capelletti, I.A. Sandi, Adega Silvestri e Indústria e Comércio de Bebidas CMS.

Os testes foram realizados pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro/RS) e apontaram a presença de substâncias proibidas. A prática foi constatada em exames de rotina realizados pelos fiscais federais agropecuários. Amostras de vinhos suaves de 53 indústrias foram colhidas pelo SIPOV/RS. A partir do recebimento dos laudos de análises com resultado positivo, as empresas envolvidas foram fiscalizadas novamente e houve a apreensão dos lotes, novas colheitas de amostras em outros lotes e outras bebidas que não tinham sido amostradas inicialmente. Todas as marcas foram intimadas para que as empresas envolvidas recolham do mercado os lotes com resultado positivo.

Fonte:MAPA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial