Agronegócio
Compartilhar

Acordo entre Embrapa e Mapa visa desenvolver ferramentas de monitoramento agrícola via satélite

Um acordo de cooperação entre a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) e a Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP) vem buscando desenvolver novas ferramentas para o acompanhamento sistemático de culturas agrícolas e seu desenvolvimento, capazes de gerar, por exemplo, indicativos de perda de safra ou outras anomalias na produção.

Técnicos da Embrapa concluíram no final do ano passado algumas dessas aplicações geoespaciais, que vão apoiar o Ministério na identificação e qualificação de riscos envolvidos na agricultura. Foram mapeadas e identificadas as condições agroclimáticas das lavouras de determinadas regiões produtivas por meio de técnicas que utilizam imagens de satélite e índices de vegetação. Ao todo, 28 regiões prioritárias para a cultura do milho de segunda safra e 32 regiões prioritárias de trigo foram monitoradas. Os resultados obtidos proporcionaram o acompanhamento das condições das culturas a cada 10 dias, sendo comparadas com as condições no ano anterior e também com uma série histórica desde 1998.

– São informações consistentes e úteis para apoiar o monitoramento da agricultura e do seguro rural, e também fornecer suporte técnico para análises de recursos vinculados à políticas públicas por parte do Ministério – explica o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe.

Fonte:Embrapa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial