Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de sexta-feira, 28 de fevereiro 2014

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta sexta-feira, 28 de fevereiro 2014.

Boi

A segunda quinzena de fevereiro tem sido de preços firmes da arroba de boi gordo, sustentados principalmente pela oferta reduzida de animais. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa fechou a R$ 120,41 nessa quarta-feira, 26, alta de 4,65% no acumulado do mês (até o dia 26). Segundo pesquisadores do Cepea, além da oferta restrita de animais para abate, o bom desempenho das exportações contribui para sustentar os valores internos. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), nos primeiros 15 dias úteis deste mês, os embarques da carne bovina in natura acumulam média diária de 5,7 mil toneladas, forte aumento de 19% em relação ao volume médio diário de janeiro/14, de 4,8 mil toneladas, e de expressivos 36% sobre a quantidade embarcada diariamente em fevereiro do ano passado (considerando-se os 18 dias úteis daquele período), de 4,2 mil toneladas.

Citros

Desde meados da semana passada, tem chovido em boa parte das regiões produtoras de citros do estado de São Paulo. Contudo, o relato de produtores consultados pelo Cepea é de que as precipitações têm sido bastante esparsas e, por vezes, não atingem nem mesmo todas as áreas de um município. Houve relatos, inclusive, de chuvas significativas nos arredores das propriedades, mas em baixos níveis nas lavouras. Ainda assim, alguns citricultores que haviam interrompido a colheita conseguiram retomar a atividade. Segundo pesquisadores do Cepea, até a semana passada, a qualidade das laranjas estava baixa, com frutas chegando a murchar, mas a umidade já começou a favorecer. Em algumas praças, as tardias voltaram a ser comercializadas, inclusive sendo priorizadas, visto que, caso a chuva não persista, a qualidade pode ser depreciada. Na cidade de Araraquara, segundo a Somar Meteorologia, as chuvas de janeiro e fevereiro (até dia 26) estiveram 77% abaixo da média climatológica para esse período. Em Limeira, o volume de chuva esteve 71% menor. Nas regiões paulistas de Bebedouro e Avaré, a quantidade de precipitações em janeiro e fevereiro esteve, respectivamente, 66% e 72% abaixo da média.

Frangos

As cotações do frango vivo e da carne têm subido com força neste final de fevereiro, impulsionadas principalmente pela oferta restrita e pelo ligeiro aquecimento na demanda. Pesquisadores do Cepea indicam, no entanto, que os atuais patamares de preços ainda estão abaixo dos verificados no mesmo período do ano passado, em termos nominais. Vale lembrar que, em fevereiro/13, o volume ofertado no mercado doméstico era ainda menor, resultado de um desestímulo na produção por conta dos altos preços dos insumos (milho e farelo de soja) observados desde 2012. De qualquer forma, a inversão do movimento de queda das cotações da primeira para a segunda quinzena de fevereiro trouxe certo alívio ao setor. Segundo colaboradores do Cepea, o suporte vem principalmente da menor oferta de animais terminados, resultado de uma possível redução do alojamento em meados de janeiro. Em relação à demanda, uma melhora do consumo, embalada pelos altos valores da carne bovina, deram a tônica do mercado.

Suínos

Pressionadas pela demanda enfraquecida, as cotações do suíno vivo e da carne encerram o primeiro bimestre de 2014 em forte queda, com os recuos chegando a 20% no caso do animal. Segundo pesquisadores do Cepea, normalmente, o consumo é mais fraco nos primeiros meses do ano por conta dos gastos extras e das temperaturas mais altas. Neste ano, ainda, o calor tem sido mais intenso, reforçando a retração das vendas de carne suína ao consumidor final. Para março, a expectativa é que o movimento de queda dos preços seja amenizado, principalmente, pela retomada das exportações – historicamente, os embarques de carne suína in natura aumentam de fevereiro para março, apesar de no ano passado terem caído pontualmente por conta do embargo da Ucrânia. Do lado da oferta, o volume de animais para abate ainda é considerado restrito, o que pode contribuir para, ao menos, estabilizar os valores internos no próximo mês.

Fonte: Cepea

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial