Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de segunda-feira 06 de janeiro 2014

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta segunda-feira, 06 de janeiro de 2014.

Mandioca

A produção de mandioca deve avançar neste ano, mas ainda pode ficar abaixo da demanda industrial. Neste cenário, a disputa pelo produto, que já foi acirrada em 2013, deve continuar em 2014, não abrindo espaço para quedas expressivas nas cotações. Os elevados preços em 2013 influenciaram no aumento de área plantada de mandioca, contudo, em parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, a produtividade agrícola tem sido baixa. A produção deve ter elevação de 9,8%, indo para 22,8 milhões de toneladas em 2014, segundo dados do IBGE. Quanto à fécula, apesar do avanço da produção de mandioca, o volume ainda deve ser insuficiente para abastecer o mercado brasileiro. Além disso, os estoques das fecularias estão baixos. No mercado de farinha, pesquisadores do Cepea relatam que a forte estiagem que atingiu a região Nordeste em 2013 mudou de forma expressiva os fluxos de comercialização do produto. Compradores da região se abasteceram com grandes volumes produzidos no Centro-Sul. Assim, foi possível aos atacadistas e às casas de farinha do Nordeste formar estoques, que têm atendido o mercado nos últimos meses. Todavia, as chuvas não chegaram em parte dessa região, e fica cada vez mais iminente a possibilidade de agentes dessa região buscarem novamente farinha no Centro-Sul em 2014.

Ovos

A avicultura de postura brasileira inicia 2014 com boas perspectivas: de produção e demanda crescentes. Segundo dados da Ubabef (União Brasileira de Avicultura), o volume produzido de ovos deve aumentar 9% em relação ao ano passado, atingindo 37 bilhões de unidades. Pesquisadores do Cepea indicam que a distribuição da oferta ao longo do ano, porém, será um dos principais desafios para evitar falta ou excesso do produto. Do lado da demanda, os fundamentos apontam um mercado relativamente firme no primeiro semestre. Apesar do típico enfraquecimento das vendas de ovos no começo do ano, devido ao período de férias escolares (a procura pelo produto para merendas cai expressivamente) e à mudança de rotina da população, colaboradores do Cepea acreditam que o consumo deva se recuperar com a volta às aulas e, depois, com a chegada da Quaresma. Além disso, a realização da Copa do Mundo deverá contribuir para aquecer o consumo doméstico de ovos, justamente em um período em que a procura pelo produto aumenta por conta das festas juninas/julinas. O cuidado deve ser mesmo em relação à oferta. No primeiro semestre, as chances de haver excedentes são mínimas, devido à expectativa de maior demanda. Com a entrada da safra de ovos no segundo semestre, porém, o aumento expressivo da oferta pode pressionar fortemente as cotações, a exemplo do ocorrido em 2013. Por isso, é preciso saber administrar a produção de forma que não falte produto em um primeiro momento e também não sobre demais num segundo.

Soja

A sojicultura brasileira tem como desafios para 2014 garantir a manutenção dos atuais patamares de preços ao produtor e buscar soluções para os entraves logísticos, já que as expectativas são de safra 2013/14 recorde. Segundo pesquisadores do Cepea, as vendas antecipadas foram menos intensas no fim de 2013 e há sinalização de quedas nas cotações para os primeiros meses de 2014. A oferta crescente, resultado da maior área cultivada nos últimos anos, é um dos principais fatores de pressão. Da safra 2006/07 até a atual temporada (2013/14), a área cultivada com soja no Brasil cresceu 8,5 milhões de hectares (ou 41%), sendo 4 milhões de hectares a mais somente nos dois últimos anos-safras. Esta será a sétima temporada de crescimento de área com soja no País, atingindo recorde – na temporada 2013/14, a oleaginosa voltou a ganhar espaço do milho e outras culturas na safra de verão. O aumento da área cultivada nos últimos anos está atrelado à boa rentabilidade e à liquidez da cultura, com mais produtores apostando na soja no verão e no milho na segunda safra. Para a temporada 2013/14, a rentabilidade da soja deve ser menor que a obtida na 2012/13, mas ainda é maior que a de culturas concorrentes. De acordo com dados da equipe de custos agrícolas do Cepea, se considerados os custos e os preços médios de venda da saca de soja em novembro/13, a rentabilidade do grão sobre os custos operacionais na nova safra ficariam entre 56% e 77,7%, patamares extremamente atrativos – essa diferença entre os resultados é dada pela produtividade e por tratos culturais.

Fonte: Cepea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial