Agricultura
Compartilhar

Batata orgânica com alta produtividade é apresentada na Agrishow 2014

Três cultivares de batata desenvolvidos pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), foram expostos na Agrishow 2014. A novidade deste ano foi mostrar os materiais plantados em sistema orgânico, em vasos. Os estudos estão sendo realizados por pesquisadores do IAC e da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itararé, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). As variedades estão em fase de certificação para cultivo orgânico em 50 hectares. A expectativa é que em 2015 a APTA comece a produzir batatas-semente orgânicas para disponibilizar aos produtores.

As cultivares IAC Aracy, IAC Itararé e IAC Aracy Ruiva são 35% mais produtivas do que as batatas importadas Ágata e Asterix. Nas avaliações em diferentes regiões do Estado de São Paulo, a produtividade média dessas três cultivares do IAC foi de 30 toneladas por hectare,enquanto que as importadas produziram cerca de 20 t/ha. Os materiais do IAC têm moderada resistência a doenças foliares, o que pode reduzir em quase 20% o uso de agrotóxicos.

– Além do mais, eles têm demonstrado menor exigência de fertilização, em relação às cultivares estrangeiras, que dominam o mercado nacional. Por terem essas características, identificamos o potencial para cultivo em sistema orgânico – afirma Valdir Josué Ramos, pesquisador da APTA.

Um dos entraves encontrados pelos produtores é o alto custo de produção de batata, em razão do uso intensivo de insumos químicos derivados de fontes não renováveis, cuja maioria é importada com custo elevado.

– A partir de 2015, poderemos realizar a produção e comercialização de batatas-semente orgânicas e convencionais do IAC e disponibilizá-las, inclusive, para produtores rurais de médio e pequeno porte da Agricultura Familiar – afirma Ramos.

De acordo com o pesquisador da APTA, o custo de produção orgânica é cerca de 10% a 15% menor, em relação à produção convencional. O preço médio do quilo da batata convencional é de R$ 1,49, enquanto a orgânica pode ser vendida a R$ 5,71.

A Agricultura Familiar é responsável por 70% da produção de alimentos no Brasil. Neste contexto, há a possibilidade de redução da dependência de importação de batatas-semente de cultivares estrangeiras.

– Contudo, ainda são indispensáveis, as informações de pesquisa para consolidar os sistemas de produção mais sustentáveis e o orgânico – afirma Ramos.

Fonte:APTA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial