Pecuária
Compartilhar

Baixa oferta de animais faz preço médio do bezerro bater recorde em maio!

Conforme os especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Agrícola (Cepea/Esalq/USP), as cotações do bezerro estão em movimento de alta desde o início de 2013, por conta da baixa oferta de animais. O preço médio do bezerro, em valores deflacionados, alcançou recorde em maio, confirmando essa tendência.

O indicador de preço do bezerro Esalq/BM&FBovespa, para animal nelore, de 8 a 12 meses, em Mato Grosso do Sul, atingiu na média parcial de maio, até a última quarta, dia 21/05, R$ 1.051,23 a cabeça, nível mais alto de toda a série histórica iniciada em 2000, deflacionados pelo IGP-DI de abril de 2014.

Em nota, a entidade explica que nas últimas semanas, especificamente, a demanda por parte de confinadores impulsionou o aumento nos preços do bezerro. Até então, o maior valor real havia sido verificado em julho de 2008, quando a média do indicador foi de R$ 1.026,69.

Ainda segundo o Cepea, a valorização do bezerro preocupa produtores que realizam as etapas seguintes da atividade de cria, já que encarece os custos de produção. Segundo levantamentos do Cepea, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a compra de animais para reposição representou cerca de 63% dos custos efetivos da produção pecuária em 2013 (média do Estado de São Paulo, que considera animais vindos de Mato Grosso do Sul).

Fonte:CEPEA/AgênciaEstado

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial