Agricultura
Compartilhar

Segundo especialistas, plantas daninhas serão o grande desafio da agricultura no futuro

Segundo especialistas, as plantas daninhas serão o grande desafio da agricultura no futuro. O problema já vem sendo diagnosticado em algumas lavouras de soja. Embora a praga tenha sido controlada com o aparecimento da soja transgênica, agora o problema é a resistência. A ocorrência de erva daninha já tem causado preocupação em países como Estados Unidos, Argentina e Austrália.

Para o professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná Robinson Osipe, o uso indevido de herbicidas é que causou a volta da praga.

– Hoje nós temos necessidade já das misturas dos inibidores de graminicidas para conseguir fechar o manejo desta planta. Então hoje nós temos que mecanizar isso – explica o professor.

Ele recomenda como estratégia aos produtores o manejo outonal.

– O agricultor quando termina a colheita, por exemplo, do milho safrinha, ao invés de esperar o mato dentro da área, ele deve fazer o manejo outonal, ou manejo pós-colheita, onde ele consegue, com sucesso, controlar melhor as plantas. E quando entrar a cultura da soja, as plantas estarem sob controle.

Segundo o pesquisador da Embrapa Fernando Adegas, o controle de pragas daninhas passou a ser um dos três principais problemas da cultura do mundo.

– Infelizmente, já voltou a ser um problema no Sul do Brasil. A gente pode considerar que seja o primeiro ou segundo problema e este problema está se expandindo para o cerrado.

Ele completa dizendo que o desafio significa maior custo aos produtores e mais preocupação com monitoramento das lavouras.

Fonte: Canal Rural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial