Agronegócio
Compartilhar

Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia assina contratos para construção de frigoríficos

A Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia assinou contrato com a SZ Construtora e Incorporadora para a construção de nove matadouros frigoríficos. Segundo o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, o contrato é resultado de três anos de trabalho. Os contratos são resultado de licitações iniciadas em julho deste ano. Ele destaca que a construção dos frigoríficos faz parte do Projeto de Descentralização do Abate no Estado da Bahia, programa criado pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com o objetivo de combater o abate clandestino, atender a demanda de municípios que não dispõem de frigoríficos, e oferecer à população carne saudável e de qualidade.

Com capacidade para abate de 30 a 100 animais por dia, as plantas serão construídas nos municípios de Araci, Barra, Iguaí, Itaberaba, Itanhém, Medeiros Neto, Paramirim, Santa Rita de Cássia e Valente. Estas nove novas unidades somam-se à de Morro do Chapéu, Valença, Remanso e Bom Jesus da Lapa, para abate de 100 animais por dia, cujas empresas ganhadoras de licitação já assinaram contrato. Pelo menos mais cinco cidades no entorno de cada um dos municípios contemplados serão atendidas pelos novos frigoríficos.

Para a construção destes 13 matadouros frigoríficos serão investidos cerca de R$ 26 milhões, e mais R$ 17 milhões para compra de equipamentos. Os recursos são do governo do Estado e do governo federal, através dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fonte: RuralBR com informações de Seagri (BA)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial