Agricultura
Compartilhar

Minas Gerais vai sediar conferência internacional de Café

A IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas será realizada pela primeira vez no Brasil e faz parte da Semana Internacional do Café.

Minas Gerais vai receber neste ano a IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais. O encontro será realizado pela primeira vez no Brasil e faz parte da programação da Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013.

cafe divulgacao

Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), a 8ª edição do Espaço Café Brasil – Feira Internacional de Café –, além de mais de dez encontros inéditos no Estado.

A IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais é apoiada por duas das mais importantes entidades do mercado de cafés de qualidade no mundo: o Coffee Quality Institute (CQI) e a Specialty Coffee Association of America (SCAA).

Durante o encontro, especialistas internacionais mostrarão pesquisas recentes sobre os cafés naturais – tipo de processamento em que o fruto seca com a casca no terreiro e que, entre outras qualidades, confere mais doçura à bebida. Os participantes terão ainda a oportunidade de provar os melhores cafés nacionais brasileiros que passam por este método. As outras edições foram realizadas no México e em países da África.

Entre os palestrantes da conferência em Belo Horizonte estará o mexicano Manuel Diaz, mestre em torra de café e responsável pela elaboração de diferentes perfis sensoriais para competições internacionais. Também participam o diretor-executivo da Coffee Quality Institute (CQI), David Roche, que representa estudos e provas profissionais de cafés de qualidade, e o professor-doutor na Universidade Federal de Lavras (Ufla), Flávio Borém, um dos maiores especialistas em cafés naturais no Brasil.

A quarta edição da conferência será realizada nos dias 11 e 12 de setembro. Ao final do encontro será elaborado um documento oficial inédito: Guia de Referência e Padrões dos Cafés Naturais no Mundo.

Fonte: Ministério da Agricultura

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial