Agricultura
Compartilhar

Importação chinesa de soja atinge recorde em julho

A China recebeu 7,2 milhões de toneladas de soja em julho, 22,7 por cento a mais do que as 5,87 milhões de toneladas de um ano atrás, segundo dados da Administração Geral das Alfândega da China.

“Nossas importações de março e abril foram muito baixas, então isso levou a surpreendentes importações em junho e julho”, disse Guan Xiangfeng, analista da Shanghai Futures CIFCO.

No primeiros sete meses do ano, as importações somaram 34,69 milhões de toneladas, quase estável ante as 34,92 milhões de toneladas embarcadas no mesmo intervalo do ano passado, mostraram os dados alfandegários.

As importações devem diminuir em agosto e setembro, disseram os operadores, uma vez que a indústria de ração precisa lidar com o volume recorde importado.

“Há excesso de oferta no mercado interno, com a chegada de remessas atrasadas”, disse um operador de Cingapura, referindo-se às cargas do Brasil que ficaram presas nos congestionamentos de portos, no início do ano. “Eu acho que as importações em agosto e setembro serão menores.”

O Centro Nacional de Grãos e Oleaginosas da China (CNGOIC), instituto de pesquisa do governo, está projetando as importações de agosto em 6,04 milhões de toneladas, inferior às de julho, mas com um aumento de 36,6 por cento na comparação anual.

O ritmo das importações também pode desacelerar com o governo vendendo parte de suas reservas nas próximas semanas, disse Brett Cooper, da INTL FCStone, Austrália.

A China vendeu 89.928 toneladas de soja de suas reservas internas na quinta-feira, na tentativa de aliviar os estoques antigos para dar lugar à safra nova em outubro.

Fonte: Reuters

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial