Agricultura
Compartilhar

Cultivo de oliveiras é alternativa de plantio para produtores do Sul do país

cultivo de oliveiras no brasil

No Sul do país, o cultivo das oliveiras e a elaboração de azeites têm despertado o interesse dos produtores como alternativa de diversificação de culturas. 

Originária da região do Mediterrâneo, a oliveira se espalhou pelo mundo e hoje é cultivada em muitos países – inclusive o Brasil, que hoje ainda importa mais de 98% do azeite que consome, cerca de 70 toneladas por ano.

O Rio Grande do Sul já possui mais de 700 hectares cultivados com oliveiras, pomares ainda jovens, mas que já começam a produzir matéria-prima para a produção de azeites de qualidade. A expansão da cultura no Estado é coordenada pela Câmara de Olivicultura do Estado. Em Barra do Ribeiro, município vizinho de Porto Alegre, uma empresa especializada na produção de mudas de eucalipto vem já há alguns anos investindo na multiplicação de mudas de oliveiras e, há pouco, inaugurou uma indústria para extração de azeite, em Caçapava do Sul (RS).

Fonte: Canal Rural

Foto: Fernando Gomes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial