Agronegócio
Compartilhar

Criadores pedem mais fiscalização do Ministério da Agricultura para controle de mormo

Criadores de equinos do Estado de São Paulo não estão autorizados a exportar cavalos e material genético para a Europa desde que foram identificados casos de mormo na região este ano. O Estado não tinha registros da doença desde 2008.

Neste ano, dois cavalos foram diagnosticados com mormo e houve suspeita de infecção em animais que participavam do 23º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, em Avaré. Representantes do setor reivindicam mais fiscalização e controle por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no país.

Espírito Santo confirma casos de mormo

Em abril, um cavalo foi sacrificado após a confirmação do mormo em um haras de Araçariguama. Na mesma propriedade, outro animal foi detectado com a doença e deve ser sacrificado nesta quarta, dia 22. No caso da suspeita entre equinos do congresso em Avaré, o exame de maleína deu negativo. Apesar do resultado, técnicos da Defesa Agropecuária irão vistoriar as fazendas dos cavalos que estiveram no evento, como forma de precaução.

O mormo é uma doença contagiosa dos equinos (cavalos, asnos e mulas), causada por uma bactéria e transmissível ao homem e a outros animais. Os principais sintomas são febre, secreção nasal com pus e sangue, ínguas e, na forma mais grave, ataca os pulmões. A taxa de mortalidade é alta. Não há cura, nem vacina para a doença.

O presidente da Associação Brasileira da Raça Puro Sangue, Orpheu Ávila Júnior, acredita que os casos de mormo de São Paulo sejam fatos isolados, mas que é preciso agir para barrar a infecção de novos animais. A Confederação Brasileira de Hipismo e associações de criadores querem que o Ministério da Agricultura seja mais rigoroso no trânsito de animais entre os Estados. Eles sugerem que a fiscalização seja realizada com o apoio da Polícia Rodoviária.Outra reivindicação é para que somente veterinários credenciados no Conselho Federal de Medicina Veterinária possam fazer a coleta de material para o exame de mormo. Sem medidas de controle, os representantes apontam para o risco de eventos internacionais serem cancelados no país.

Fonte: Canal Rural

controle do mormo em cavalos

Foto: ABQM/Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial