Cavalos
Compartilhar

Criação de cavalos da raça Pampa está em expansão no Brasil

cavalo pampa

O cavalo Pampa, equino brasileiro que teve origem do cruzamento entre várias raças, é considerado ainda “jovem” no Brasil. A associação nacional da raça, porém, com apenas 20 anos, já tem 4 mil associados, sendo 2 mil criadores ativos, principalmente na região Sudeste.

O Pampa é um cavalo de sela, de porte médio, usado para o trabalho no campo e para passeio. Funcionalidade e docilidade são características desse cavalo. Em todo o país, são 25 mil animais registrados. A maior parte deles está nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. E a raça está em expansão. São cerca de 3,5 mil novos registros por ano.

– A associação faz 20 anos em agosto. É a associação mais jovem de equinos no Brasil. A gente se orgulha de ocupar o posto de segunda maior raça de sela de cavalos em número de novos associados e número de novos animais sendo registrados por ano – diz Jeferson Jardim, criador e diretor de qualificação do cavalo Pampa na ABCPampa.

A raça pampa se diferencia das outras raças nacionais por aceitar cinco tipos de andamento: o trote e quatro marchas: trotada, batida, centro e picada. A diferença entre elas está nas trocas de apoio.Outro diferencial da raça são os tipos de pelagem. Pode ser pampa de preto, pampa de baio, pampa de castanho, castanha pampa, que é quando predomina a coloração sólida, pampa de tordilho e muitas outras cores.

– Não tem quem não se encanta, ele é único, até porque não existe dois pampas com a mesma pelagem. Eles tem a mescla de duas ou três cores e são sempre únicos, tem uma digital só – fala Jardim.

O criador seleciona cavalos pampa desde 2004. Virou até profissional. Mas a história com esses cavalos começou bem antes, no fim da década de 1970.

– Eu tinha um comércio de máquinas de lavar roupa. Aí veio um cliente querendo comprar uma máquina. Só que ele não tinha condições financeiras. Aí ele falou, a senhora não quer trocar por uma égua? Eu falei, posso ateá trocar, mas onde eu vou colocar essa égua? Vou amarrar num poste! Na hora em que o meu marido chegar, vou dar de presente para o meu filho. Nós colocamos água, capim, ela passou o dia… quando meu esposo chegou à noite, disse: o que está fazendo com essa égua? Eu falei: é nossa agora!! Assim ele começou a pegar amor – conta a mãe de Jeferson Jardim, Marli Jardim.

Hoje, o sonho que começou com aquele cavalinho, que foi trocado pela máquina de lavar da da Marli, cresceu e se tornou realidade. O haras garden, localizado em Atibaia, no interior de São Paulo, tem um plantel de aproximadamente 40 animais entre potros, doadoras e matrizes, além de animais de pista e para venda.

– Eu sempre fui apaixonado pelo pampa e a hora que eu decidi falei que ia criar uma raça de cavalos, não tive dúvida, o pampa já estava adormecido dentro de mim, então foi só um pontapé inicial para poder começar – fala Jeferson Jardim.

Fonte: Canal Rural

Foto: Canal Rural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial