Agricultura
Compartilhar

Cotação do Café é insuficiente para cobrir custos de produção da safra 2013/14

Na parcial de outubro (até o dia 23), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, teve média de R$ 257,12/saca de 60 kg. Esse valor, segundo apontam agentes, seria insuficiente para cobrir os custos de produção, o que justificaria a redução de cuidados nas lavouras.

As sucessivas quedas nos preços dos cafés arábica e robusta no físico brasileiro ao longo deste ano podem já estar limitando investimentos de produtores em tratos culturais, especialmente em lavouras de arábica da safra 2013/14.

A abertura de floradas já foi observada em praticamente todos os cafezais da variedade nas principais regiões do País e, neste momento, seria necessária a intensificação dos cuidados no campo para um bom desenvolvimento das lavouras. No entanto, agentes do setor consultados pelo Cepea indicam que há uma considerável redução nos tratos culturais – como adubação – frente às últimas temporadas.

Fonte: CEPEA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial