Cavalo Crioulo
Compartilhar

Cavalo Crioulo é tema de evento em Gramado (RS)

cavalo crioulo

Terminou neste domingo, em Gramado, na serra do Rio Grande do Sul, o terceiro Simpósio da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq Sul). Ao longo de três dias, especialistas brasileiros, norte-americanos e argentinos palestraram para cerca de 400 profissionais e estudantes de veterinária. Paralelamente ao evento, foi realizado o terceiro Congresso do Cavalo Crioulo.A raça tem se tornado cada vez mais popular entre os criadores brasileiros.

Em todo o país, já são mais de 300 mil cavalos crioulos registrados e a expectativa para a próxima década é de uma expansão de aproximadamente 130% no número de criadores, que hoje soma quase 40 mil.

Em parceria com empresas leiloeiras, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) ajuda os novos criadores a administrarem essa expansão.

– Os parceiros estão nos mandando os cadastros de novos compradores e a ABCCC está entrando em contato com eles, principalmente com os do centro do país. Assim, estamos aproximando eles do corpo técnico e enviando nosso Jornal do Cavalo Crioulo, para que eles entrem na raça e se fidelizem, permaneçam criando crioulos – explica o presidente da associação, Mauro Ferreira.

Temas relevantes para a seleção, como novas técnicas reprodutivas, medicina preventiva para cavalos atletas e os padrões de julgamento do Freio de Ouro, integraram a programação do evento. Neste ano, a grande novidade foram as atividades práticas. No último dia de evento, os participantes vieram à campo, entender melhor os assuntos abordados nas palestras e mesas redondas. Com explicações realizadas in loco, ficou mais fácil entender questões como o tempo certo para inseminar uma égua e realizar a transferência de embrião, as vantagens de utilizar o raio-x digital, além de como avaliar corretamente a conformação e os aprumos de um cavalo que participa do julgamento morfológico.

– É bom porque aqui a gente tem condições de tirar dúvidas, porque em exposições o criador tem que se abster de um questionamento. Aqui não, a gente pode tirar as dúvidas que aparecem – afirma o criador Otávio Aragão.

As novas ferramentas da medicina foram o destaque do dia de campo, realizado em uma cabanha, em Canela (RS), cidade vizinha de Gramado. Segundo o veterinário Aníbal Torres, é fundamental fazer uso da radiologia e da ultrassonografia, o que deve começar logo na aquisição de um animal.Todas essas lições são importantes para quem tem longa experiência ou apenas começa a dar os primeiros passos, como a estudante do terceiro semestre de medicina veterinária.

– A gente está entendendo todo mundo numa proporção de igual entre produtor, veterinário e até nós que somos estudantes.

Fonte: CANAL RURAL

Foto: Cristiano Lameira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial