Agronegócio
Compartilhar

Brasil atinge o maior resultado de Roubo de cargas dos últimos 15 anos

O número de ocorrências de roubo de cargas em 2012 atingiu o maior resultado dos últimos quinze anos: foram 14,4 mil casos. O Estado de São Paulo registrou metade dos roubos, e o Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com um quarto das ocorrências. O prejuízo no ano passado chegou a R$ 960 milhões, segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores de Carga & Logística (NTC&Logística).

– A grande maioria das cargas tem como origem ou destino o Sudeste do país, por isso a região concentra 83,64% das ocorrências e perdeu mais de R$ 693 milhões no ano passado – explica o assessor de segurança da NTC&logística, coronel Paulo Roberto de Souza.

Em comparação aos resultados de 2011, houve um aumento de 10,8% em relação ao número de casos e cerca de 4% no valor da carga roubada. Segundo a Associação, os produtos mais visados são alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos, farmacêuticos, metalúrgicos, químicos, têxteis e confecções, autopeças e combustíveis.

– Durante a análise dos dados, observamos também que 75% das ocorrências acontecem nas zonas urbanas, durante o período de coleta e entrega, e apenas 25% são registrados nas estradas – salienta o coronel.

Fonte: NTC&logística

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial