Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de segunda-feira 23 de dezembro 2013

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta segunda-feira, 23 de dezembro de 2013.

Mandioca

O preço médio a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia teve queda de 2,2%, a R$ 557,49 (R$ 0,9696/grama de amido na balança hidrostática de 5 kg) na comparação com a semana anterior, depois de apresentar elevações seguidas de preços por mais de três meses. Porém, em relação ao mesmo período do ano passado, o valor médio ainda está 58% maior, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI de novembro/13). Segundo pesquisadores do Cepea, essa alteração no movimento das cotações foi resultado do aumento do volume de raiz colhido, para suprir a necessidade dos produtores de “fazer caixa” para o final do ano, e da redução do ritmo de trabalho das fecularias. Dessa forma, passou a haver excedente de raízes para as empresas de fécula que mantiveram as atividades, pressionado as cotações da mandioca.

Ovos

A combinação de demanda aquecida e oferta restrita tem mantido os preços dos ovos em alta em todas as regiões pesquisadas pelo Cepea. Favorecida pelo 13º salário e pela proximidade das festas de fim de ano, a procura pelo produto segue expressiva mesmo na segunda quinzena do mês, quando as vendas tendem a desaquecer. Além disso, compradores vêm antecipando algumas aquisições, tendo em vista o feriado desta semana. Segundo colaboradores do Cepea, o bom desempenho das exportações de ovos desde novembro vem contribuindo para elevar as cotações principalmente do tipo extra, vermelho, em Minas Gerais. Do lado da oferta, o volume está menor principalmente de ovos maiores (extra e jumbo). A expectativa é que os preços sigam firmes até o Natal. Depois da data comemorativa, ainda não se tem um cenário definido, embora normalmente haja um desaquecimento dos mercados de um modo geral.

Fonte: Cepea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial