Agronegócio
Compartilhar

Boletim Agronegócio.net – Índices de quarta-feira 11.12.2013

Confira os índices do Boletim Agronegócio.net desta quarta-feira, 11 de dezembro de 2013.

Algodão

O preço do algodão em pluma continua firme, sustentado pela demanda. Com a proximidade do período de férias, compradores estão mais ativos no mercado, em busca de pluma de boa qualidade para entrega imediata. Segundo pesquisadores do Cepea, diante da oferta restrita de produtores e da resistência de venda a preços abaixo do Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias, agentes de indústrias estão dispostos a pagar mais pelos lotes. Do lado vendedor, cotonicultores têm restringido a oferta, já que estão à espera de preços maiores nos primeiros meses de 2014. Além disso, estão com as atenções voltadas à semeadura da nova safra. Tradings também estão menos ativas no mercado. Quanto aos comerciantes, devido à diferença de preço entre comprador e vendedor, têm tido dificuldades em efetivar negócios “casados”. Entre 3 e 10 de dezembro, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias subiu 0,15%, fechando a R$ 2,1251/lp na terça-feira, 10. Na parcial deste mês, o Indicador registra alta de 0,58%.

Arroz

Os preços do arroz em casca se mantiveram firmes no Rio Grande do Sul por mais uma semana. Este cenário é resultado do aumento das exportações brasileiras nos últimos quatro meses e da retração de produtores. Segundo pesquisadores do Cepea, orizicultores estão na expectativa de que os preços sigam firmes nos próximos meses, fundamentados no período de entressafra – a colheita da nova temporada (2013/14) deve começar em março de 2014. Assim, nas primeiras semanas de dezembro, venderam apenas poucos lotes e concentraram-se na finalização de semeio da safra 2013/14 e/ou no replantio das áreas prejudicadas pelas frequentes chuvas de novembro. Do lado comprador, indústrias consultadas pelo Cepea demonstraram forte interesse de aquisição de arroz em casca, tanto de arroz depositado como “livre” (armazenado nas propriedades agrícolas). As novas compras são direcionadas para atender os contratos de exportação e, também, a demanda do mercado atacadista e varejista dos grandes centros consumidores. Entre 3 e 10 de dezembro, o Indicador ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros) subiu 0,45%, fechando a R$ 35,65/saca de 50 kg na terça-feira, 10 – o maior patamar de 2013.

Trigo

Apesar da forte demanda pelo trigo nacional, as cotações do cereal não têm se sustentado. Este cenário tem sido influenciado pela finalização da colheita e pelos bons rendimentos obtidos neste ano no Rio Grande do Sul, que deve produzir safra recorde. Além disso, a produção mundial também recorde e as menores cotações nos Estados Unidos, que voltaram a ser o principal fornecedor do cereal ao Brasil, também têm pressionado as cotações domésticas. Nos últimos dias, também tem sido verificada diminuição no ritmo de comercialização, por conta do período de final de ano. Segundo pesquisadores do Cepea, no mercado de derivados, com os recuos nos preços da matéria-prima, a pressão de indústrias de pães, massas e biscoitos têm sido intensa. Moinhos, inclusive, já reajustam as cotações, mas ainda não realizam negócios a termo para entrega muito distante. Boa parte das vendas de farinhas tem acontecido para, no máximo, janeiro. Com isso, na comparação da média das duas últimas semanas, todas as farinhas pesquisadas pelo Cepea tiveram desvalorizações.

Fonte: Cepea

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial