Tempo
Compartilhar

TEMPO – Feriado tem previsão de chuvas no Sul, litoral do Nordeste e norte da Região Norte

Feriado tem previsão de chuvas no Sul, litoral do Nordeste e norte da Região Norte

PREVISÃO DO TEMPO PARA ESTA SEXTA, DIA 7 DE SETEMBRO

SUDESTE – O feriado segue com previsão de tempo firme em quase todo o Sudeste. A massa de ar seco que está sobre a Região favorece a grande amplitude térmica, por isso faz frio pela manhã, com temperaturas entre 12ºC e 15ºC em São Paulo e Minas Gerais.

No Rio de Janeiro e no Espírito Santa, a mínima oscila entre 15ºC e 18ºC em boa parte dos Estados. Segundo a Somar, faz calor na maior parte das cidades até o meio da tarde. Apenas entre o norte do Espírito Santo e o extremo leste de Minas Gerais é que ainda deve haver condição para chuva fraca, provocada pelos ventos úmidos que sopram do mar. Entre a faixa oeste e norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro, a temperatura passa dos 33ºC.

SUL – Nesta sexta, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas ao centro, oeste e sul do Estado. Durante a passagem desse sistema frontal, há previsão de trovoadas e rajadas de vento com mais de 100km/h na Região Oeste e Sul do Rio Grande do Sul. Em boa parte do Estado gaúcho, a mínima fica entre 15ºC e 18ºC e a máxima atinge os 30ºC na Região Central e Norte.

Já em Santa Catarina e no Paraná, o feriado deve ter tempo firme. Durante a tarde, com sol e ventos que sopram predominantemente de quadrante norte, a sensação de calor aumenta, especialmente no interior paranaense, onde a temperatura deve passar dos 33ºC. Já na faixa oeste de Santa Catarina, a máxima fica em torno dos 30ºC.

CENTRO-OESTE – No decorrer da sexta, o tempo seco associado à temperatura elevada faz com que durante à tarde a umidade relativa do ar atinja baixos índices, o que aumenta ainda mais os riscos de queimadas. No começo do dia, na média, a temperatura fica entre 18 e 24ºC em toda a Região, mas, à tarde, a máxima chega aos 40°C em Cuiabá.

NORDESTE – Durante o feriado, segue a condição de chuva entre o litoral da Bahia até Rio Grande do Norte ainda devido aos ventos úmidos que sopram do oceano para o continente. Em boa parte do interior do Nordeste, o tempo permanece seco e ensolarado. A previsão é de calor em boa parte da Região, com máxima de mais de 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Apenas no sul e litoral da Bahia até a costa do Pernambuco a temperatura máxima fica mais baixa, não passando dos 24°C.

NORTEN – o feriado de Independência, o dia começa com temperatura mínima próxima dos 20ºC em toda a Região Norte. Durante à tarde, o calor predomina e a temperatura ultrapassa os 36ºC no Estado do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins. A instabilidade tropical sobre a Região provoca chuva rápida e de baixo acumulado em boa parte de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e o extremo norte do Pará e pode vir acompanhada de ventos intensos.

CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIA

SSUDESTE – No sábado, os ventos úmidos que sopram do mar aumentam a nebulosidade e geram chuvas isoladas sobre o norte do Espírito Santo. Além disso, também chove de forma isolada no sul de São Paulo devido à aproximação de áreas de instabilidades associadas a uma frente fria no Sul do País. A massa de ar seco deixa a temperatura baixa pelo período da manhã, com mínima em torno dos 12°C no sul e no norte de Minas Gerais. À tarde, a máxima chega a quase 30°C no Triângulo Mineiro e no oeste e norte de São Paulo. No Espírito Santo e no Rio de Janeiro, a máxima varia entre 24°C e 27ºC.

No noroeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro, durante à tarde, os índices de umidade relativa decai ficando próximas dos 15%. No domingo a condição de chuva fraca se estende para toda a faixa leste de São Paulo e para o Estado do Rio de Janeiro. Já no interior do Susdeste o tempo fica firme e ensolarado.

SUL – No sábado, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, e a chuva retorna à Metade Norte do Estado. Devido aos ventos que sopram do quadrante norte, porém, o tempo ainda fica abafado. Em Santa Catarina, áreas de instabilidades associadas à frente fria provocam pancadas de chuva em todo o Estado no final do dia. Já no Paraná, o ar seco predomina e pode haver variação de nebulosidade apenas no sul e leste do Estado, por conta de uma frente fria que avança sobre os outros Estados do Sul.

Em relação às temperaturas, no decorrer do dia no Rio Grande do Sul a máxima não sobe muito e varia entre 21ºC e 24ºC, no interior de Santa Catarina, a máxima chega aos 27ºC, e no Paraná o tempo firme e seco ajuda na elevação das temperaturas. No Noroeste do Estado, a máxima passa dos 33ºC. No domingo, a temperatura despenca em todo o Rio Grande do Sul, e o dia fica chuvoso da Metade Norte do Rio Grande do Sul e em todo o Estado de Santa Catarina. Já na Metade Sul do RS, o tempo volta a ficar estável e o sol reaparece entre nuvens. No Paraná o tempo segue firme, seco e com temperatura em elevação.

CENTRO-OESTE – No sábado, o sol predomina, com tempo seco e temperaturas elevadas. No começo do dia, a temperatura fica entre 19 e 24ºC em toda a Região, mas, à tarde, a máxima chega aos 40°C em Cuiabá. A condição de tempo seco, temperaturas amenas pela manhã e calor à tarde se mantém para os próximos dias.

NORDESTE – O sábado tem previsão de chuva fraca em toda a costa leste do Nordeste. A temperatura mínima fica elevada em boa parte da Região, próxima dos 21ºC no interior e no litoral da Bahia até Sergipe e dos 24ºC do litoral do Alagoas até o Maranhão. No decorrer do dia, com o sol predominando principalmente no interior, a temperatura dispara e passa dos 36ºC na metade oeste do Maranhão. No interior do Nordeste, a máxima oscila entre 30ºC e 33ºC e fica próxima dos 27ºC na faixa leste. A tendência é que o padrão de distribuição de chuva não mude muito e o calor aumente no decorrer da semana.

NORTE – No sábado, as temperaturas elevadas predominam em boa parte da Região Norte e excede os 36ºC. Com isso, a umidade relativa do ar fica baixa no período da tarde, ficando em torno dos 20% no sudoeste do Amazonas, Pará e na faixa leste do Tocantins. Há condição de chuva rápida e isolada nos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá e no norte do Pará. No domingo, a condição de chuva prossegue sobre o extremo norte da Região. Durante o dia, as temperaturas seguem elevadas, causando sensação de abafamento.

SOMAR METEOROLOGIA

Foto: Alan Pedro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial