Pecuária
Compartilhar

Planejamento estratégico de pastagem garante alta produtividade de leite

Planejamento estratégico de pastagem garante alta produtividade de leite

O planejamento estratégico da pastagem garante produção de leite três vezes acima da média do Rio Grande do Sul em uma pequena propriedade no Estado. O pecuarista João Pedro Tamiozzo conta com sete vacas jérsei, que rendem cerca de quatro mil litros do alimento por mês, em Derrubadas (RS). A área de pastagem, segundo ele, é de seis hectares no inverno e dois no verão.

Ele afirma ter substituído a grama por capim pioneiro e ervilhaca. Desta forma, a pastagem de verão se torna resistente à estiagem, já que o solo permanece protegido com a cobertura e retém umidade. A previsão é de alimento de qualidade durante os meses seguintes.

O complemento alimentar, de acordo com Tamiozzo, é feito todos os dias com dois quilos de ração por animal. Na ordenha, enquanto a média estadual é de 6,6 litros de leite por vaca, na propriedade é de 17,3 litros.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial