Agronegócio
Compartilhar

Especialistas dizem que produtores não precisam se preocupar imediatamente com o novo Código Florestal

novo codigo florestal

Grande parte do setor do agronegócio acredita que finalmente o texto completo do novo Código Florestal deve ser aprovado. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, dia 18, a Medida Provisória (MP). A preocupação agora é com o que ocorrerá após a votação no Senado Federal.

Na opinião do advogado Antônio Sodré, os produtores rurais não precisam se preocupar com recuperação de área nesse primeiro momento. O novo Código Florestal é apenas a lei, ou seja, um texto onde estão descritas as regras de um projeto maior do governo brasileiro, que é o Plano de Regularização Ambiental (PRA). Após a aprovação do texto, o governo vai ter 180 dias para implantar esse plano, e aí sim devem começar as atividades práticas.

No primeiro momento deve ser feito o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), em que todas as propriedades serão mapeadas. Somente depois de serem cadastrados é que os produtores vão receber uma lista com as adequações, quando essas forem necessárias. Aí então entra em prática o PRA, para regularizar a agricultura brasileira. Embora todo esse processo exija sim mudanças nas propriedades, Rodrigo Lima acredita que o texto do novo Código não deve causar muitos prejuízos para a agricultura brasileira.

CANAL RURAL

Foto: AP Photo/Andre Penner

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial