Agricultura
Compartilhar

Compra de soja pela China pode chegar a 80 milhões de toneladas em 2015

Compra de soja pela China pode chegar a 80 milhões de toneladas em 2015

China deve importar 59,50 milhões de toneladas de soja apenas no ano comercial de 2012/2013

A China poderá importar até 80 milhões de toneladas de soja e até 20 milhões de toneladas de milho em 2015, projetou nessa sexta, dia 7, o executivo-chefe da trading Olam International, Sunny Verghese.

Segundo ele, o aumento da renda na segunda maior economia mundial impulsiona a procura por alimentos ricos em proteína.De acordo com dados do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de agosto, a China deve importar 59,50 milhões de toneladas de soja e dois milhões de toneladas de milho só no ano comercial 2012/2013.

Em evento na Faculdade de Administração de Cingapura, o executivo destacou que, em 1980, o consumo per capita de carne na China era de aproximadamente 15 quilos. Atualmente, esse número já chega a 55 a 60 quilos por pessoa, o que exige importações maiores de grãos.

Para o executivo, outro fator que continuará contribuindo para a dependência da China de importações é a área limitada disponível para plantio no país. Ele estimou que o território cultivado na China seja de 121 milhões de hectares no momento e que a área plantada pode crescer para até 160 milhões de hectares até 2015. Entretanto, conforme o executivo, esse aumento é insignificante perto do gigantesco consumo doméstico chinês. Segundo Verghese, outros 33 milhões de hectares seriam necessários apenas para o plantio de soja se o país quisesse se tornar autossuficiente na produção da oleaginosa. As informações são da Dow Jones.

AGÊNCIA BRASIL

Foto: Equipe de Reportagem/ Canal Rural

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial