Agricultura
Compartilhar

Alta dos preços das commodities agrícolas fazem valor da produção atingir recorde em agosto

Commodities agrícolas fazem valor da produção atingir recorde em agosto

A alta recente dos preços das commodities agrícolas reverteu a tendência de queda do Valor Bruto da Produção (VBP), que reflete o faturamento obtido na comercialização dos principais produtos cultivados pelos agricultores brasileiros. Segundo cálculos do coordenador de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, o VPB estimado em agosto ficou em R$ 227,7 bilhões, valor 0,8% acima do estimado para o ano passado e o maior da série construída desde 1997.

Gasques afirmou que três fatores principais influenciaram na recuperação do VBP: a seca que provocou quebras de safra nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, a estiagem nos Estados Unidos e a grande expansão da produção brasileira de milho, que superou a de soja.

— Esses fatores afetaram os preços agrícolas, especialmente os de soja e de milho, e também a produção, que sofreu quebras acentuadas de alguns alimentos como soja, milho e feijão — explica Gasques.

Os levantamentos mostra que entre os produtos que tiveram melhor desempenho se destacam o algodão (37,1%), milho (28,4%), soja (16,4%) e feijão (9,4%). Entre os produtos que apresentaram resultados desfavoráveis no faturamento neste ano os piores desempenhos foram registrados para a laranja (-50,7%), tomate (-50,2%), batata inglesa (-44,2%), mandioca (-17,7%), cacau (-15,7%), trigo (-15,2%) e arroz (-14,1%).

Agência Estado

Foto: Jean Pimentel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial